BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

domingo, 27 de março de 2011

ESTADO DO MATO GROSSO ' Brasão de Armas e Bandeira



O Brasão d'Armas do Estado de Mato Grosso compõe-se de um escudo em estilo português, isto é, com a ponta redonda, ocupada por um campo de sinople, sobre o qual assenta, lado a lado, um morro de ouro com dois cabeços, sendo um no centro do escudo, e outro um pouco mais abaixo, para a sinistra do mesmo. O resto do escudo é um céu de blau, sobre o qual domina, em chefe, a peça heráldica ultimamente consagrada no Brasão da Cidade de São Paulo, como símbolo do bandeirante, símbolo este que consiste em um braço armado a empunhar uma bandeira com a flâmula quadridentada e ornada com a Cruz da Ordem de Cristo, tudo de prata, exceto a cruz que é de goles. O escudo tem por timbre uma fênix de ouro a renascer da sua imortalidade ou fogueira de goles, e por suporte dois ramos floridos, um de seringueira e outro de erva-mate, enlaçados na base por uma fita que traz a legenda: "Virtute Plusquam Auro"
BANDEIRA


A bandeira do Mato Grosso é um dos símbolos oficiais de Mato grosso, uma das subdivisões do Brasil.

Foi oficializada no dia 31 de janeiro de 1890 através do decreto nº 2. A autoria é do Brigadeiro Antônio Maria Coelho,barão de Amambaí e primeiro presidente do Estado após a proclamação da República sendo, portanto, uma das mais antigas do Brasil.

A bandeira instituida em 1890 vigorou até 8 de outubro de 1929, quando foi abolida através da lei n° 1.046, de autoria do deputado estadual Oliveira Meio. Foi, no entanto, restabelecida pelo Art. 140, da Constituição do Estado de Mato Grosso de 11 de julho de 1947, mantendo seu desenho original.

Seu desenho consiste em um retângulo com proporção largura-comprimento de 7:10, com fundo azul. Sobre o fundo azul há um losango branco e um círculo verde semelhantes ao encontrados na Bandeira do Brasil. dentro do círculo há uma estrela de cinco pontas em ouro de tamanho igual ao diâmetro do círculo.

SIMBOLISMO

As cores principais da bandeira (azul, branco, verde e amarelo) são as mesmas da Bandeira do Brasil e são uma representação da integração do estado com o Brasil, separadamente cada cor tem um significado específico:

  • O azul representa o céu;
  • O branco representa a paz;
  • O verde representa a extensão territorial;
  • A estrela amarela simboliza o ideal republicano e as riquezas minerais do estado, que tanto atraíram os primeiros colonizadores.

A estrela também remete a Sirius, que na bandeira nacional simboliza o estado;

FIAV normal.svg Bandeira do Governador do Mato Grosso
Fonte:.brasilrepublica.com/mtsimbolos
Formatação e pesquisa:Helio Rubiales
LOCALIZAÇÃO
Localização de Mato Grosso no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS