BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

domingo, 27 de março de 2011

REPÚBLICA DOMINICANA ' Brasão de Armas e Bandeira

República Dominicana
República Dominicana
CARIBE

República Dominicana é um país das Caraíbas (do Caribe) que ocupa os dois terços orientais da ilha Hispaniola, que compartilha com o Haiti, sua única fronteira terrestre, a oeste. Possui, ainda, duas fronteiras marítimas: Porto Rico, a leste, e a colónia britânica de Turks e Caicos, a noroeste. Sua capital é Santo Domingo.


Ficheiro:Coat of arms of the Dominican Republic.svg

O brasão de armas da República Dominicana detém as cores da bandeira, apoiado por um ramo de loureiro (à esquerda) e de palma (à direita); acima do escudo, uma fita azul mostra o lema nacional: Dios, Patria, Libertad (em português: Deus, Pátria, Liberdade). Abaixo do escudo, as palavras República Dominicana aparecem numa fita vermelha.No centro do escudo, ladeado por três lanças de cada lado (duas delas expondo a bandeira da República Dominicana de cada lado), e uma Bíblia com uma pequena cruz dourada por cima, estando o Livro aberto (de acordo com a crença popular) no Evangelho de João, 8:32, que reza Y la verdad os hará libre (E a verdade os fará livres).

O brasão aparece no centro da bandeira da República Dominicana.


BANDEIRA


DESCRIÇÃO

Uma cruz branca ao centro, cujas extremidades alcançam o limite da bandeira, divide a bandeira em quatro retângulos - os de cima são azul e vermelho (com a haste à esquerda), e os inferiores são vermelho e azul; uma pequena cota de armas encontra-se no centro da cruz.

A primeira bandeira bordada - concebida de acordo com o modelo da que se expõe “no juramento de 16 de Julho de 1838” - foi obra das senhoras Concepción Bona e Hernandéz, e Maria de Jesús e Benítez, irmã, esta última do trinitario Pina.

E segundo disse o autor, esta foi a bandeira que pairou na noite de 27 de Fevereiro de 1844. Apesar de tudo, existem outras opiniões em torno da origem da bandeira. Segundo Thomas Madiou, todavia “o 26 (Fevereiro de 1844) dos insurgentes não se havia ainda acordado o respeito pela bandeira nacional que se hasteou...”. Promoveu-se uma reunião, mas na mesma não se chegou a um acordo. Nesta reunião Joaquín Puello submeteu, e segundo Madiou a maioria favoreceu que “se deixasse a bandeira do Haiti como insígnia por duas razões: para evitar conflitos e, para deixar que fosse o povo, reunido em constituinte, que elegesse a bandeira”. Um dos participantes na reunião disse: “coloquemos uma cruz branca”, ponto que foi aceite unanimamente.

(Tomás Madiou. Citado por Vetilio Alfau D. Em “Apuntes en torno al 27 de febrero de 1844)

Formatação:Helio Rubiales.



Fonte: pt.wikipedia.org

Formatação:Helio Rubiales

LOCALIZAÇÃO

Localização  República Dominicana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS