د افغانستان اسلامي جمهوری
(Da Afġānistān Islāmī Jomhoriyat)
جمهوری اسلامی افغانستا
(Jamhoriye-e Eslāmī-ye Afġānistān
O Brasão de armas do Afeganistão tem aparecido de alguma forma sobre a Bandeira do Afeganistão desde o início da nação. A mais notável ausência foi durante a década de 1980 quando um regime comunista dominou o país, e nos finais dos anos 1990, durante o Estado do Talibã.
A mais recente alteração do brasão de armas foi a inserção da inscrição das shahada em árabe no topo do mesmo. Abaixo, está uma imagem de uma mesquita com um mehrab que se confronta com um local de oração em Meca. Anexa à mesquita estão duas bandeiras, tomadas de posição das bandeiras do Afeganistão. Abaixo da mesquita encontra-se uma inscrição que indica o nome da nação. Em torno da mesquita está uma grinalda vegetal.
A bandeira nacional da Afeganistão foi adaptada pelo governo de transição em 2002. Esta bandeira é semelhante à usada durante a monarquia entre 1930 e 1973. A diferença é a adição do shahada no topo do brasão, colocado ao centro da bandeira.
A bandeira é um rectângulo com proporções de 1:2, dividida em três barras verticais de igual largura e de cores preta à tralha, vermelha ao centro e verde ao batente. No centro da barra vermelha, o símbolo tradicional do afeganistão, com uma mesquita no centro.
Durante a era pré-Taliban, a Aliança do Norte usou uma bandeira com o mesmo emblema, mas com riscas horizontais verde, branca e preta.
OUTRAS BANDEIRAS
- Antes do século XX, a bandeira do Afeganistão era totalmente preta.
- Entre 1978 e 1980, na época da República Democrática do Afeganistão, era usada uma bandeira vermelha com o símbolo tradicional (então com uma estrela e uns escritos no centro) no canto superior à tralha.
- A bandeira do Afeganistão foi a bandeira nacional que sofreu mais alterações ao seu design ao longo do século XX
Nenhum comentário:
Postar um comentário