Boa Vista é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro de Roraima. Concentrando aproximadamente dois terços dos roraimenses, situa-se na margemdireita do rio Branco. É a única capital brasileira localizada totalmente ao norte da linha do Equador.
Moderna, a cidade destaca-se entre as capitais da Amazônia pelo traçado urbanoorganizado de forma radial, planejado no período entre 1944 e 1946 pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson, lembrando um leque, em alusão às ruas de Paris, na França.
O brasão de Boa Vista possui erros crassos, considerando-se as convenções da heráldica municipal (também denominada "civil") brasileira:
- O brasão não apresenta uma "coroa-mural", peça utilizada pela maioria dos municípios brasileiros. Tal convenção é herança da heráldica portuguesa, presente na grande maioria dos brasões de municípios brasileiros. Como capital de estado, Boa Vista deveria possuir coroa de cor dourada, igual às dos brasões de Curitiba, Goiânia, Porto Alegre ou Teresina.
- O escudo em formato heptagonal também está errado. O correto é um escudo no formato denominado "redondo", ou português como é o das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e da maioria dos municípios brasileiros.
- O adorno dourado na parte superior do brasão deve ser incorporado ao escudo, em espaço reservado exclusivamente para o mesmo.
- As incrições "MUNICÍPIO DE BOA VISTA T. F. DE RORAIMA -LEI N. 49 DE 8 DE JULHO DE 1890" devem vir contidas no listel, na parte inferior do escudo, ou então, em último caso, eliminados. O escudo não deve conter inscrições de qualquer tipo.
- Os diamantes que circundam a inscrição acima referida devem ser dispostos nos cantos do escudo, como as chamas que adornam os cantos do escudo do Goiânia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário