BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

CIDADE DE CURITIBA ' Brasão de Armas e Bandeira


Município de Curitiba
ESTADO DO PARANÁ


Curitiba é um município brasileiro, capital do estado do Paraná, localizada a 945 metros de altitude no primeiro planalto paranaense, a aproximadamente 110 quilômetros do Oceano Atlântico. Em 2007, segundo a revista norte-americana Reader's Digest, era a cidade com melhor qualidade de vida do Brasil. É a oitava cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país, com uma população de 1.746.896 habitantes. É a cidade principal da Região Metropolitana de Curitiba, formada por 26 municípios e que possui 3 172 357 habitantes sobre uma área de 15 447 km², o que a torna a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil

Ficheiro:Brasão de Armas do Município de Curitiba.png
O Brasão de Curitiba, oficializado pela lei municipal nº 2.993 de 11 de maio de 1967, é assim descrito: Escudo clássico flamengo ibérico, encimado pela coroamural que a classifica com a primeira grandeza (Capital), das quais apenas cinco, são visíveis em perspectiva, representada pela cor do metal ouro. Em campo de goles, um pinheiro de prata, posto em abismo. Como suporte à dextra, hastes detrigo ao natural e a sinistra um ramo de pâmpanos, também ao natural, entrecruzados em ponta sobre os quais se sobrepõe um listel de goles, contendo em letra de prata data de "29 de março de 1693, fundação da Vila de Curitiba."
O Brasão em conformidade à heráldica, deverá em qualquer reprodução ter setemódulos de largura por oito de altura tomados do escudo.

BANDEIRA
A bandeira municipal de Curitiba é um dos símbolos oficiais do município, ao lado do brasão e do hino, e foi oficializada por força da lei ordinária municipal nº 2.993, de 11 de maio de 1967. A bandeira de Curitiba pode ser reproduzida em bandeirolas de papel nas comemorações de efemérides, obedecendo-se sempre seus módulos e cores.
DESCRIÇÃO

Seu desenho consiste em um retângulo de proporção largura-comprimento de 7:10. Ela é oitavada, em cor verde, formando as oitavas (figuras geométricas trapezoidais), compostas por oito faixas vermelhas carregadas de sobre-faixas brancas, dispostas duas a duas no sentido horizontal, vertical, em banda e em barra, que partem de um retângulo branco central, onde o brasão municipal é aplicado.
De acordo com as regras vexilológicas, nas reproduções, a bandeira possui as dimensões oficiais adotadas para a bandeira nacional, levando-se em consideração sete módulos de altura por dez de comprimento.
SIMBOLISMO
Cada um dos elementos e cores da bandeira possui um significado próprio:
  • Brasão colorido: governo municipal, composto pelos poderes executivo e legislativo.
  • Retângulo branco: capital do Paraná e cidade-sede do município.
  • Faixas colaterais e cardeais, brancas com frisos vermelhos: o poder municipal, que trabalha em todo o território municipal.
  • Oitavas verdes: propriedades rurais que existiram no território municipal.


Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
LOCALIZAÇÃO
Localização de Curitiba
Localização de Curitiba no Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS