BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

CIDADE DE FLORIANÓPOLIS ' Brasão de Armas e Bandeira

Município de Florianópolis
Estado de Santa Catarina

Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina e uma das três ilhas-capitais do Brasil. Destaca-se por ser a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), da ordem de 0,875, segundo relatório divulgado pela ONU em 2000. Esse índice também a torna a quarta cidade brasileira com a melhor qualidade de vida, atrás apenas das cidades de São Caetano do Sul e Águas de São Pedro, no estado de São Paulo, e Niterói, no estado do Rio de Janeiro.

Localiza-se no centro-leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico. Grande parte de Florianópolis (97,23%) está situada na Ilha de Santa Catarina, possuindo cerca de 100 praias, consideradas também as continentais.

Possui, segundo o Censo IBGE do ano de 2010, uma população de 421.203 habitantes. Sua região metropolitana possui 1.012.831 habitantes

Ficheiro:Brasao florianopolis.gif

O brasão de Florianópolis é um dos símbolos oficiais do município de Florianópolis, Santa Catarina. Foi instituído em 15 de março de 1976, ano em que a cidade completava duzentos e cinqüenta anos de emancipação político-administrativa.

O brasão é formado por um escudo do tipo português. Sobre o escudo há uma coroa mural de ouro, com três torres completas, ao centro (visíveis), e duas meias torres nas extremidades (sendo 8 no total), que representa o valor de capital de estado. No centro do escudo, um escudete representa ailha. Os tenentes (como são chamadas as figuras que suportam o escudo), representam, à esquerda, o bandeirante Francisco Dias Velho, e, à direita, um Oficial do Regimento de Infantaria de Linha da Ilha de Santa Catarina, vestindo o uniforme de gala previsto no Plano de 1786.

DESCRIÇÃO HERÁLDICA

O brasão municipal foi criado pela Lei n. 1408, de 15/3/1976:

(...)

Artigo 2º - 0 novo símbolo municipal tem a seguinte descrição, que corresponde ao modelo citado no artigo 10 desta Lei:

Escudo do tipo português, de 7 X 8,5 módulos, boleado, cortado, tendo em chefe esmaltado de blau, sobre o todo, na linha do horizonte, um sol nascente de ouro e a ponta, também de blau, burelada de três peças de prata, eqüidistantes em abismo um escudete de ouro, debruado de goles, contendo ao centro a cruz da Ordem de Cristo nas suas cores; sobre o escudo, uma coroa mural de ouro, com três torres completas, ao centro e duas meias torres nas extremidades, lavradas e com suas ameias, forrada de goles e vasadas no mesmo esmalte: como Tenentes, à dextra, a figura representativa do bandeirante Francisco Dias Velho, adaptada da sua estátua simbólica conforme está no Museu de Ipiranga, descoberto, com a mão direita apoiada sobre a boca do bacamarte e a esquerda sustendo o escudo; está vestido de gibão acolchoado talhado em losangos em suas cores naturais, sobre a blusa de prata, e cobrindo as coxas, portando botas altas de sable, tudo com seus panejamentos e sombras; e, à sinistra, a figura de um Oficial da Regimento de Infantaria de Linha da Ilha de Santa Catarina, vestindo o uniforme de gala previsto no Plano de 1786, compreendendo bicórnio de sable com ornatos de prata, casaca militar de blau, com ornamentos, alamares e dragonas de prata, gola, canhões e forro de casaca de goles, tudo sobre colete de blau, com ornamentos de prata, idênticos aos da casaca, peitinho e gravata militar rendada, de prata, calções militares de blau, com ornamentos laterais idênficos, de prata, meias brancas e borzeguim de sable; a mão esquerda da figura repousa sobre o copo da espada pendente de bainha de sable e suporta por cinturão também de sable, com fivela de prata, aplicando sobre faixa de goles; e a direta sustenta o escudo; os Tenentes repousam sobre um listel de blau, ondulado simetricamente, apresentando ao centro, de prata, a palavra Florianópolis e nas pontas, à dextra, também de prata e a era 1.726 e à sinistra a era 1. 823.

Artigo 3º - O Brasão de Armas do Município será utilizado em todos os papéis oficiais, quer do Poder Executivo, quer do Poder Legislativo, em cores ou na representação convencional; será fixado, em bronze na fachada do edifício onde funcionam os Poderes do município; em placas esmaltadas nas escolas e próprios municipais, bem como em suas Repartições; e, pintadas, nos veículos municipais de qualquer tipo.

(...)

Paço Municipal, em Florianópolis, aos 15 de março de 1976.

Esperidião Amin Helou Filho, Prefeito Municipal.

BANDEIRA

A bandeira municipal de Florianópolis foi instituída pela Lei Municipal de nº 1.409 em17 de março de 1976, ano em que a cidade completava 250 anos de emancipação político-administrativa.

A bandeira é formada por um retângulo branco cortado por duas faixas vermelhas, que são as cores do estado. No centro, figura o brasão de armas municipal, com a exclusão dos dois tenentes -- nome dado às figuras que suportam o escudo.

Formatação: Helio Rubiales

Fonte|: pt.wikipedia.org

LOCALIZAÇÃO

Localização de Florianópolis


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS