O brasão de Manaus possui erros crassos, considerando-se as convenções da heráldica municipal (também denominada "civil") brasileira:
- O brasão não apresenta uma "coroa-mural", peça utilizada pela maioria dos municípios brasileiros. Tal convenção é herança da heráldica portuguesa, presente na grande maioria dos brasões de municípios brasileiros. Como capital de estado, Manaus deveria possuir coroa de cor dourada, igual às dos brasões de Curitiba, Goiânia, Porto Alegre ou Teresina.
- O formato do escudo também está errado. O correto é um escudo no formato denominado "redondo", ou português como é o das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e da maioria dos municípios brasileiros. Na verdade, o escudo real deste brasão é o painel interno com as três cenas da história da região. A parte externa é apenas adorno, como atesta o exemplo do Brasão de Campinas, criado em época bastante próxima. Tal adorno deve ser descartado.
- A data "21 de Novembro de 1889 deve ser removida da figura do sol nascente e incluída em um listel. Além disso, a data deve ser escrita apenas em algaritmos, e não em extenso, como no exemplo do Teresina.
- O sol nascente deve ser incorporado ao escudo, em espaço exclusivo para o mesmo, ou, em último caso, eliminado.
- O escudo carece de um listel, com o nome da cidade, lema ou demais detalhes que identifiquem a localidade. Todos os outros exemplos citados anteriormente e a esmagadora maioria dos outros brasões de municípios brasileiros possuem um listel.
- O escudo carece de tenentes, também denomindados suportes. Assim como o listel, a grande maioria dos municípios brasileiros contém tal ornamento.
A bandeira de Manaus foi criada pela Lei Municipal de Manaus nº 718 de 20 de novembrode 2003. É um Pano Retangular de cor Bege, com o escudo municipal no centro.
A cor bege representa o Rio Amazonas, que tem em sua cor barrenta a maior identidade do povo manauara. O escudo (brasão), instituído por Lei, representa a cultura e história do povo manauara
Nenhum comentário:
Postar um comentário