BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

CIDADE DE JOÃO PESSOA ' Brasão de Armas e Bandeira

Município de João Pessoa
Estado da Paraíba

João Pessoa é um município brasileiro, capital do estado da Paraíba. É conhecida como "Porta do Sol", devido ao fato de no município estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas.

Fundada em 1585 com o nome de Nossa Senhora das Neves, João Pessoa é a terceira capital de estado mais antiga do Brasil e também a última a ser fundada no país noséculo XVI. A cidade é também notável pelo clima tropical, por ser a maior em economia (indústrias, comércio e serviços) e arrecadação de impostos para o estado, pelas suaspraias e pelos vários monumentos de arquitetura e arte barroca.


Brasão de João Pessoa. Sobre ele, há uma coroa de cinco torres visíveis (sendo 8 no total), símbolo de uma capital de estado.
A única referência sobre sua origem e signifado é uma matéria datada de 5 de agosto de 1981, puclicada no jornal "Correio Especial", que está arquivada na Biblioteca Irineu Pinto, do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico Paraibano).
Conforme esta matéria:
O escudo representaria um resumo cronológico da cidade, as faixas vermelhas no seu interior seriam uma alusão às famílias Silveira e Leitão, de Duarte da Silveira e Martim Leitão, heróis da conquista dacapitania da Paraíba, as três coroas que também fazem parte do escudo, representam os nomes que a cidade recebeu anteriormente: Filipéia, Frederica (ou Frederikstadt) e Parahyba.
Os golfinhos que sustentam o brasão estariam se referindo à localização litorânea da cidade.
A composição do símbolo oficial ser em vermelho e preto seria uma homenagem a João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, mesmo motivo pelo qual a atual bandeira do Estado da Paraíba é vermelha e preta.
O lema Intrepida ab Origine anuncia a sua honra e sua intrepidez. Foi oficializado em 1972, mas já era usado para designar João Pessoa antes mesmo de sua oficialidade.

BANDEIRA

Seu desenho consiste em um retângulo dividido horizontalmente em 7 faixas, quatro bancas e três vermelhas alternadas. há também uma faixa vertical preta sobre a qual estão três muralhas com quatro torres em forma de coroa na cor prata.

SIMBOLISMO

O desenho representa um resumo cronológico da cidade:

As cores seriam uma homenagem a João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, mesmo motivo pelo qual a atual bandeira da Paraíba é vermelha, preta e branca. O vermelho representa a cor da Aliança Liberal e o preto, o luto que se apossou da Paraíba com a morte de João Pessoa, presidente do estado em 1929 e vice-presidente do Brasil em 1930, ao lado do presidente Getúlio Vargas.

Formatação: Helio Rubiales
LOCALIZAÇÃO
Localização de João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS