BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

MALÁSIA ' Brasão de Armas e Bandeira

Malaysia
Malásia
Sudeste Asiático

A Malásia (em inglês e malaio: Malaysia) é um país do Sudeste Asiático que compreende dois territórios distintos: a parte sul da península Malaia e ilhas adjacentes, e uma seção do norte da ilha de Bornéu. A península da Malásia confina a norte com a Tailândia, a leste com o mar da China Meridional, e a sul e a oeste com o estreito de Malaca, fazendo fronteiras marítimas com a Indonésia, a leste, sul e oeste, e com Singapura a sul. A Malásia Insular limita a oeste e a norte com o mar da China Meridional, a norte com o Brunei, a leste com o mar de Sulu e a sul com a Indonésia, fazendo fronteira marítima com as Filipinas a norte e a leste. A capital do país é Kuala Lumpur.


O brasão de armas da Malásia (em malaio: Jata Negara) consiste num escudo guardado por dois tigres. Na parte superior do escudo está um crescente amarelo com uma estrela de 14 pontas.
DESCRIÇÃO

Uma faixa com a frase "A Unidade está Resistência" (em malaio: Bersekutu Bertambah Mutu), escrita em malaio e em Jawi, e está localizada abaixo do escudo. As palavras em inglês foram substituídas por Jawi algum tempo após a independência.

A cor amarela do crescente e da estrela simboliza a monarquia. O crescente representa também o Islão como religião oficial, enquanto a estrela representa os treze estados federais e os territórios da Malásia. Inicialmente, a estrela de catorze pontas representou os catorze estados originais da Malásia e da Singapura, que incluíram. Não foi mudado quando a Singapura saiu da federação, mas tem sido geralmente aceite que a décima quarta ponta representa os Territórios Federais.

Os dois tigres colaboram com o escudo e são os símbolos tradicionais da Malásia. Eles são mantidos desde o início da primeira insígnia daFederação da Malásia, e antes dos Estados Federados malaios, e que simbolizam força e coragem.

Os cinco krises estão localizados dentro da parte superior do rectângulo vermelho. O krises representam os cinco ex-estados federais:Johore, Terengganu, Kelantan, Kedah e Perlis.

Abaixo do kris, existem quatro rectângulos coloridos em vermelho, preto, branco e amarelo, que simbolizam os Estados Federados malaios. As permutações das cores vermelha, preta, branca e amarela compõem as cores das bandeiras desses estados. Vermelho, preto e amarelo são para Negeri Sembilan; preto e branco de Pahang; preto, branco e amarelo para Perak; e vermelho e amarelo para Selangor.

O resto são insígnias dos quatro restantes Estados. A palmeira, juntamente com a ponte, representa Penang; enquanto a árvore Melakasobre a extremidade oposta do escudo representa Malaca. Ao centro em baixo do lado esquerdo representa Sabah; o calau 'Kenyalang' representa Sarawak à direita. Ambos representam os estados no brasão de armas.

O hibisco, no centro entre o brasão de armas de Sabah e Sarawak, é a flor nacional da Malásia.


BANDEIRA
A bandeira foi criada em 1947 pelo designer Mohamed Hamzah. Ele foi o vencendor de um concurso. Dato' Onn Jaafar após a vitória sugeriu a estrela de 14 pontas. Em 19 de maio de1950 a bandeira é aprovada pelo rei George VI. Em 26 maio de 1950 ela é hasteada pela primeira vez em frente a Istana Selangor.No dia 16 setembro de 1963 foi adotada. Em 31 agosto de 1997 a Bandeira da Malásia foi batizada de Jalur Gemilang, listas gloriosas, pelo primeiro ministro Tun Mahathir bin Mohammad
DESIGN
Seu design foi baseado na Bandeira dos Estados Unidos da América. Possui 14 listras vermelhas em um campo branco. No canto superior direito uma lua crescente e uma estrela de 14 pontas, sobre um campo Azul.
SIMBOLOGIA
As 14 faixas representam os 13 estados da Malásia e o Território nacional. As 14 pontas da estrela tem a mesma simbologia. O campo azul representa a unidade do povo Malaio. O Amarelo presente na lua e estrela é a cor da família real. A lua crescente é um símbolo tradicional do Islã
Formatação: Helio Rubiales
Fonte: pt.wikipedia.org
LOCALIZAÇÃO
Localização  Malásia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS