BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

ASTÚRIAS ' PRINCIPADO - Comunidade Autônoma - Brasão e Bandeira

Astúrias
(Comunidad Autónoma del) Principado de Asturias
,
(Comunidade Autónoma do) Principado de Asturias
EUROPA ESPANHA

O Principado de Astúrias (castelhano Principado de Asturias e asturiano Principáu d'Asturies) é uma comunidade autônoma e uma província de Espanha. Príncipe de Astúrias é o título atribuído ao herdeiro do trono de Espanha. É apelidada de "Paraíso Natural".Situa-se junto ao Mar Cantábrico, na vertente norte da cordilheira Cantábrica. É limitada a Oeste pela Galiza, a Sul por Castela e Leão, aEste pela Cantábria e a Norte pelo Mar Cantábrico.

BRASÃO
É retangular, quadrilongo (com os lados menores em posição horizontal), com os extremos dos lados inferiores arredondados e uma ponta saliente no centro desse mesmo lado, com a proporção de seis de altura por cinco de largura. Sobre o campo de azul está a Cruz da Vitória, de ouro, guarnecida de pedras preciosas de várias cores, com as letras alfa maiúscula (Α) e a letra ômega minúscula (ω), pendendo de cada um dos seus braços. Escrito em letras douradas, do “flanco” direito até ao esquerdo, em latim, está o lema HOC SIGNO TVETVR PIVS - HOC SIGNO VINCITVR INIMICVS (com este símbolo defende-se o piedoso - com este símbolo vence-se o inimigo).

No topo tem a Coroa Real fechada, cravada de pedras preciosas e filas de pérolas, forrada a vermelho.


BANDEIRA

O Estatuto de Autonomia para as Astúrias, artigo 3.1, estabelece que a bandeira do Principado das Astúrias é rectangular, com a Cruz da Vitória em ouro (amarelo PMS 109) sobre um fundo azul (PMS 829).

A cruz, usada por Pelágio, no século VIII, durante a batalha que deu início à Reconquista de Espanha aos povos mouros, representa a vitória sobre o inimigo.

Dos braços da cruz pendem as letras gregas alfa maiúscula (Α) e ômega minúscula (ω), que representam o princípio e o fim (a infinita existência de Deus).

O eixo vertical da Cruz da Vitória dista da tralha meia largura da bandeira.

Na sua forma de gala ou de respeito, a bandeira é confeccionada em tafetá de seda, com a cruz de ouro e pedras preciosas. Nos restantes casos é elaborada com um tecido forte, natural ou sintético, com a cruz estampada ou sobreposta. Na sua versão para colocar noutros locais que não num mastro, a cruz situa-se ao centro.


ESCUDO SIMPLIFICADO

Versão simplificada

BANDEIRAS HISTÓRICAS

Bandeira Real de Ramiro I(842 - 850)

A Asturina

Formatação: Helio Rubiales

Fonte:pt.wikipedia.org

LOCALIZAÇÃO

Mapa da localização de Astúrias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS