BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

quarta-feira, 23 de março de 2011

ARMÊNIA 'Brasão de Armas e Bandeira

Հայաստանի Հանրապետություն
(Hayastani Hanrapetut'yun)

República da Arménia / Armênia
EUROPA CENTRO-ORIENTAL

Armênia (em armênio/arménio: Հայաստան, transl.: Hayastan, ou Հայք, Hayq), denominada oficialmente deRepública da Arménia, é um país sem costa marítima localizado numa região montanhosa na Eurásia, entre o mar Negro e o mar Cáspio, no sul do Cáucaso.

Faz fronteira com a Turquia a oeste, Geórgia ao norte, Azerbaijão a leste, e com o Irãe com o enclave de Nakhchivan (pertencente ao Azerbaijão) ao sul. Apesar de geograficamente estar inteiramente localizada na Ásia, a Arménia possui extensas relações sociopolíticas e culturais com a Europa.




Ficheiro:Coat of arms of Armenia.svg

O brasão de armas da Armênia é composto por uma águia e um leão segurando umescudo. O Brasão combina elementos simbólicos antigos e modernos da cultura armênia. Aáguia e o leão são antigos símbolos armênios que datam dos primeiros reinos que dominaram a região, na era pré-cristã.

O atual brasão foi adotado em 19 de abril de 1992 por uma decisão da Suprema Corte da Armênia. Em 15 de junho de 2006, a lei de Estado homologando o brasão foi aprovada peloparlamento.

O escudo é constituído por vários componentes. No centro é representado com ondas prateadas o lago Van, a rodear o Monte Ararat, no qual se encontra a Arca de Noé, onde atracou após o grande dilúvio do episódio bíblico. A rodear o Monte Ararat, encontram-se os símbolos de dinastias ancestrais Arménias. No lado inferior esquerdo, o símbolo da Dinastia Artáchida que governou no século I a.C.. No lado superior esquerdo está o símbolo da Dinastia Bagratuni que governou na Idade Média entre os séculos VII e XI. Essa dinastia foi destruída pelo Império Bizantino e pelas invasões dos turcos seljúcidas do século XIX. Do lado superior direito, encontra-se o símbolo da primeira dinastia a reinar sobre a ArméniaCristã, a Dinastia Arshakuni (ou Dinastia Arcásita). Esta dinastia governou do século I até ao ano de 428. No lado inferior direito, está o símbolo da Dinastia Rubinyan sob o Reino arménio da Cicília, um reinado que se expandiu entre o século XII e XII, sendo depois invadidos pelos mamelucos e os turcos do Império Otomano.

Desde então, outros povos dominaram a Arménia até 1918, em que a nação obteve um breve período de independência. O brasão de armas actual é originário do brasão dessa época em que a espada na base do brasão simboliza a luta do povo arménio pela liberdade e independência. Enquanto que ao lado desta, a pluma e as espigas de cereais simbolizam o talento criativo e o carácter pacífico.

SIMBOLISMO ESCUDO

Escudo

O Escudo é constituido por muitos componentes. Ao centro, há o Monte Ararat com a Arca de Noé em cima. De acordo com a tradição, a Arca encontrou seu porto final após o Dilúvio na montanha, onde permanece até os dias atuais. O Ararat é considerado o símbolo nacional da Armênia e por isso tem lugar de destaque no brasão de armas. Em volta do Monte Ararat estão simbolos das antigas dinastias armênias. No canto esquerdo inferior, há duas águias olhando uma para a outra, simbolizando a extensão do território armênio durante a dinastia dos Artáxias que reinaram durante o século I a.C. Na porção superior esquerda, há um leão com uma cruz, constituindo o símbolo da Dinastia dos Bagrátidas, cujo reinado foi durante a Idade Média, entre os séculox VII e XI. Sob essa dinastia, a Armênia floresceu culturalmente, construiu sua capital, Ani, um dos mais importantes centros culturais, sociais e comerciais da época. Os Bagrátidas foram destruídos peloImpério Bizantino e pelas posteriores conquistas dos turcos seljúcidas no século XI.


BANDEIRA

A bandeira nacional da Armênia consiste de três listas horizontais de cores vermelha, azul e laranja.

Existem muitas interpretações do significado das cores, mas a mais aceite diz que o vermelho simboliza o sangue derramado pelos arménios em defesa do seu país, o laranja simboliza o solo fértil da nação e o azul simboliza o céu. A bandeira foi originalmente a bandeira oficial da nação durante a sua breve independência após a Primeira Guerra Mundial, e ressurgiu quando a Arménia se separou da União Soviética.

BANDEIRAS HISTÓRICAS

Dinastia Artáxida 189 a.C. - 1 d.C.

Desenho de Alishan em 1885.

Bandeira da República Democrática Federativa da Transcauscásia (1918)

Bandeira da República Democrática da Armênia (DRA)1918-1922.


BandeIra da Transcaucásia Soviética1922-1936.

Bandeira da República Socialista Soviética da Armênia1952-1991.

Fonte: pt.wikipedia.org

Formatação: Helio Rubiales

LOCALIZAÇÃO

Localização de Arménia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS