(Azərbaycan Respublikası)
República do Azerbaijão
A República do Azerbaijão ou Azerbeijão é um país localizado no Cáucaso, na fronteira entre a Europa e a Ásia. Inclui uma área principal, junto ao Mar Cáspio, e o enclave de Nakichevan, a sudoeste. O território principal limita a norte com a Geórgiae a Rússia, a leste com o Mar Cáspio, do outro lado do qual se encontram as costas do Turquemenistão, a sul com o Irão e a oeste com a Arménia. A sua capital é Baku.
Considerada uma nação transcontinental, é membro do Conselho da Europa desde 25 de janeiro de 2001.
O Brasão de armas do Azerbaijão consiste na mistura de símbolos tradicionais e modernos. O ponto focal do emblema é o símbolo de fogo, que é um antigo símbolo da terra Azeri, e daí vem o nome da nação.
As cores usadas que compõem o emblema são tomadas a partir da bandeira nacional. Estas cores são encontradas no fundo por detrás da estrela de oito pontas (۞ Rub El Hizb) em que a chama se mostra. A própria estrela própria encima os oito ramos dos povos Turcos, e entre cada ponta da estrela, há uma menor.
À semelhança de outras pós-repúblicas soviéticas, cujas armas não são anteriores à Revolução de Outubro, o actual brasão de armas conserva alguns componentes da União Soviética. Na parte inferior do emblema, existe um caule de trigo, o que representa o principal produto agrícola do país, que também fazia parte do anterior brasão. A outra planta representada no fundo é carvalho.
BANDEIRA
A bandeira do Azerbaijão é uma bandeira tricolor composta por três faixas horizontais de tamanho igual, sendoazul a superior, vermelha a central e verde a inferior. No centro da faixa vermelha, aparecem uma lua crescente branca e uma estrela de oito pontas também de cor branca.
A cor azul representa a origem turca da nação azerbaidjana, o vermelho simboliza a modernização e o progresso, e a cor verde mostra a civilização islâmica.
Esta bandeira foi adotada oficialmente em 5 de fevereiro de 1991.
Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário