BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

UNIÃO SOVIÉTICA ' Brasão de Armas e Bandeira


O brasão estatal da União Soviética (em Russo: Государственный герб СССР) foi adoptado em1923 e usado até à queda da União Soviética em 1991. Embora tecnicamente seja um emblema e não um brasão, dado que não segue as regras heráldicas, em Russo chama-se герб (transliteração:gerb), a palavra usada para um brasão clássico. Aqui à direita está o último brasão da União, de1958 a 1991.
DESCRIÇÃO

O brasão de armas mostra um tradicional emblema Soviético com a foice e o martelo, e a estrela vermelha sobre um globo. Rodeando esta composição, estão duas grinaldas de trigo cobertas pelo lema estatal (Trabalhadores do mundo, uni-vos!) nas línguas oficiais das Repúblicas Soviéticas, em ordem contrária à qual foram mencionadas na Constituição da União Soviética.

Cada República Soviética (RSS) e República Soviética Autónoma (RSSA) tinha o seu próprio brasão, fortemente inspirado no brasão da União.


BRASÕES ANTERIORES

1923-1936, representando as seis repúblicas soviéticas originais:Rússia, Ucrânia,Bielorrússia e as repúblicas caucasianasda Geórgia, Armênia eAzerbaijão

1946-1956, representando além das repúblicas originais as repúblicas daÁsia Central criadas nosanos 1930 mais aquelas criadas durante as conquistas territoriais soviéticas durante a II Guerra Mundial
BANDEIRA


Reverso da bandeira

A primeira bandeira oficial da União Soviética foi adotada em julho de 1923. Tinha o aspecto proporcional de 1:4 com o brasão de armas do Estado no centro. Esta foi a bandeira oficial por quatro meses, sendo substituída depois pelo conhecido estilo do "martelo e foice" em 13 de novembro de 1923.

A bandeira da União Soviética consistia em uma bandeira vermelha plana, com um martelo cruzado com uma foice e uma estrela vermelha na ponta desta. O martelo simbolizava os trabalhadores industriais da nação, enquanto a foice simbolizava os agricultores. A estrela vermelha representava o domínio do Partido Comunista. O reverso da bandeira era vermelho, liso.

Uma modificação na bandeira foi adotada em 15 de agosto de 1980 deixando-a de cor vermelha sólida, sem martelo, foice ou outros símbolos no reverso. Além disso, a cor recebeu brilho naquela época.

Com a dissolução da URSS em 3 de dezembro de 1991, a bandeira deixou de ser umabandeira nacional. No entanto, em 15 de abril de 1996, o presidente russo Boris Iéltsinassinou um decreto presidencial dando à bandeira soviética (chamada de bandeira da vitória, após ter sido hasteada sobre o Reichstag em 1º de maio de 1945) um statussemelhante àquele da bandeira nacional.

Em 2007, a Câmara Superior do Parlamento da Rússia votou a favor da volta da foice e do martelo à Bandeira da Vitória, a bandeira oficial do Exército russo. Os símbolos soviéticos foram removidos há dez anos ainda no governo de Boris Ieltsin.
Em meio à nostalgia pelo período soviético, a decisão de restaurar a foice e o martelo foi aprovada no país.
Depois do voto, o chefe do comitê parlamentar de nacionalismo disse que a Bandeira da Vitória era um dos poucos símbolos que continuam a unir todos os russos. Retirar a foice e o martelo, segundo o analista de política russa da BBC, Steven Eke, prejudicou as fundações daRússia moderna, mas também existe, segundo Eke, nostalgia pela União Soviética.
Nos últimos anos o hino nacional da era soviética tem sido novamente cantado - mas com a letra diferente, e muitas estátuas e monumentos da época foram retirados dos depósitos

No parada militar russa de 9 de maio de 2009, a bandeira soviética com a foice e o martelo foi desfilada junto da bandeira russa, tal como a tradição na época soviética.

LOCALIZAÇÃO
Localização de União Soviética
Formatação: Helio Rubiales
Fonte:pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS