BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

quarta-feira, 23 de março de 2011

GRÉCIA ' Brasão de Armas e Bandeira

Ελληνική Δημοκρατία
(Ellīnikī́ Dīmokratía)

República Helênica
EUROPA MERIDIONAL

A Grécia (em grego: Ελλάδα, AFI: [e̞ˈlaða], transl. Elláda, ou Ελλάς, AFI: [e̞ˈlas], transl. Ellas), oficialmente República Helênica , é um país europeu localizado na parte meridional dos bálcãs e confina a norte com a República da Macedônia, com a Bulgária, e com a Albânia, a leste com a Turquia, quer em fronteira terrestre, quer com fronteira marítima no mar Egeu, a sul com o mar Mediterrâneo e a oeste com o mar Jônico, pelo qual tem ligação com a Itália.

Localizada na juntura da Europa, Ásia e África, a Grécia é o berço de nascimento da democracia, da filosofia ocidental, dos Jogos Olímpicos, da Literatura ocidental e da historiografia, bem como da ciência política, e dos mais importantes princípios matemáticos, e também o berço de nascimento do teatro ocidental, incluindo os gêneros do drama, tragédia e o da comédia




O Brasão de armas da Grécia (grego: Εθνόσημο της Ελλάδας) consiste num escudo azul com uma cruz branca totalmente cercada por dois ramos de louro. O emblema é pintado ou tecido, principalmente sobre os chapéus, uniformes e botões dos militares, das forças de segurança, etc.

O emblema nacional grego foi previsto pela Constituição de Epidauros de 1 de Janeiro de 1822 e foi estabelecido por decreto em 15 de Março do mesmo ano.

Desde que foi criado o primeiro emblema, ele foi sofrendo muitas mudanças na forma e no design, principalmente devido a mudanças de regime. O original retratava a deusa Atena e uma coruja. No momento da Capodistrias, o primeiro primeiro-ministro da Grécia moderna, a Phoenix, o símbolo do renascimento, foi adicionado ao emblema. Durante o reinado do Rei bávaro Otto da Grécia, o brasão real de armas, coroado com dois leões segurando o escudo com a coroa real, tornou-se o símbolo nacional do país. Com a chegada do rei Jorge I da Grécia, o brasão de armas foi substituído e inspirado na versão dinamarquesa. Após a Grécia tornar-se uma república em 1924, o emblema nacional consistia numa simples cruz branca sobre um escudo azul. As armas reais retornaram com a restauração da monarquia, em 1935 e foram utilizados até 1973, quando o então dirigente da junta militar aboliu a monarquia grega.

BANDEIRA


A bandeira da Grécia baseia-se em nove listras horizontais iguais de azul que alternam com branco. Existe um quadrado azul no canto superior esquerdo da tralha, designado por cantão, que contém uma cruz branca. A cruz simboliza a ortodoxia grega, a religião tradicional do país, e cada uma das nove listras corresponde a uma sílaba da frase"Liberdade ou Morte" (Ελευθερία ή θάνατος). As proporções oficiais da bandeira são de 2:3.

O esquema de cores de azul e branco foi pela primeira vez usado na década de 1820, mas a forma atual só foi adotada como bandeira nacional em 1978. Anteriormente, num azul mais escuro, a bandeira era apenas usada no mar e pela marinha mercante, e a bandeira nacional era uma simples cruz branca em fundo azul.

OUTRAS BANDEIRAS

Bandeira marítima.

Estandarte presidencial.

BANDEIRAS HISTÓRICAS

Bandeira sob o domínio do Império Bizantino.

Bandeira sob o reinado de Nikephoros Phokas, de 963 a 969

Bandeira dos sipahi, usada nos territórios gregos (1431-1619).

Bandeira sob o domínio do Império Otomano,

cores vermelhas pelos otomanos e faixa azul para os gregos.

Bandeira surgida em1769, mas famosa por seu uso na Revolução Grega de 1821.

Bandeira de 1822 a1969.

Bandeira de 1970 a1975, sob o Regime Ditatorial, retomada de1979 até à atualidade

A bandeira de 1822, retomada de 1975 a 1978

Fonte: pt.wikipedia.org

Formatação: Helio Rubiales


Localização da Grécia

Localização da Grécia (em verde)
No continente europeu (em cinzento e verde-claro)
Na União Européia (em verde-claro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS