BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

quinta-feira, 24 de março de 2011

ISLÂNDIA ' Brasão de Armas e Bandeiras

Ísland
Islândia
EUROPA SETENTRIONAL
A Islândia (islandês: Ísland AFI: [ˈislant]) é um país nórdico insular europeu situado no Oceano Atlântico Norte

Ficheiro:Coat of arms of Iceland.svg

O Brasão de armas da Islândia (em islandês: Skjaldarmerki Íslands) é composto por uma cruz de prata sobre um escudo azul, com uma cruz vermelho-fogo no interior da cruz de prata (aparece na Bandeira da Islândia).

DESCRIÇÃO

O shieldbearers são os quatro protetores da Islândia (landvættir). De pé sobre um bloco de lava. O touro (Griðungur) é o protetor do sudoeste da Islândia, a águia ou griffin (Gammur) protege o noroeste da Islândia, o dragão (Dreki), a parte nordeste e o gigante (Bergrisi) é o protetor do sudeste da Islândia. O grande respeito que foi dado a estas criaturas da Islândia, tanto que houve uma lei no dia dos Vikings que nenhum navio deve ostentar os símbolos (na maioria das vezes dragonheads sobre a proa do navio) quando se aproximam da Islândia. Estes eram portanto os protetores.

O landvættir também decora a frente (cara), das moedas, a coroa islandesa, mas os animais do oceano (peixes, caranguejos e golfinhos) aparecem no verso (coroa). A Presidência islandesa usa uma bandeira com o Brasão de armas. O Comissário Nacional da Polícia islandês utiliza uma bandeira branca com o Brasão de armas, quando a utilização da bandeira do Estado não se justifica e, por isso, podem alguns outros serviços estatais fazê-lo também.

O escudo em línguagem heráldica é: blazoned, Azure, sobre uma cruz argent uma cruz gules

BANDEIRA


A bandeira da Islândia é composta por um fundo de cor azul escuro com uma cruz escandinava vermelha com bordas brancas. Possui as dimensões de 18:25. O emblema do país desde sua independência em 17 de junho de1944.

As cores representariam os três elementos mais marcantes da paisagem natural islandesa: o mar representado pelo azul, a neve pelo branco, e o fogo (vulcões) pelo vermelho

A bandeira da Islândia segue o desenho das bandeiras dinamarquesa, sueca enorueguesa, nas quais também aparece a cruz (cruz escandinava). A bandeira islandesa é em especial idêntica à Bandeira da Noruega que contém as mesmas cores porém invertidas.

Einar Benediktsson desenhou uma bandeira de cor azul que aparecia uma cruz branca, denominada “Hvítbláinn” ("azul branco") que foi empregada pela primeira vez em 1897. Em 1912 o governo dinamarquês proibiu o uso da primeira versão da bandeira islandesa durante a celebração dos Jogos Olímpicos em Estocolmo.

A versão atual da bandeira se remonta a 1915, quando as autoridades dinamarquesas obrigaram que se incorporasse uma cruz de cor vermelha no desenho original de Einar Benediktsson para que pudesse ser hasteada, mas se impediu seu uso fora das águas jurisdicionais islandesas. Em 1 de dezembro de 1918 o governo dinamarquês permitiu o uso no mar da bandeira islandesa.

BANDEIRAS HISTÓRICAS

Fonte: pt.wikipedia.org

Formatação: Helio Rubiales

Localização da Islândia

Localização da Islândia (em verde).
No continente europeu (em cinza).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS