O brasão possui sete elementos distintos:
- O escudo, que está dividido em cinco secções, cada uma com um símbolo representando um país. Na secção esquerda superior, está desenhado, em um fundo vermelho, a figura de trêsleões, que simbolizam a Inglaterra.
A secção direita superior contém, em um fundo amarelo, um único leão cercado por flores-de-lis, símbolo da Escócia. A secção esquerda do meio mostra uma harpa irlandesa em um fundo azul. A secção direita do meio mostra três flores-de-lis douradas, o primeiro emblema europeu em solo canadense, e um símbolo francês. A secção inferior mostra três folhas de bordo, o símbolo nacional do Canadá.
- Uma esfera vermelha, atrás do escudo, onde está inscrita a mensagem, em letras douradas, desiderantes meliorem patriam, em latim, que significa em português "eles merecem um país melhor".
- Uma coroa real.
- O símbolo da realeza e a coroa de Santo Eduardo.
- Dois suportadores, um leão, na esquerda, símbolo da Inglaterra, e um unicórnio, na direita, um símbolo escocês. O leão traz consigo uma lança com uma bandeira do Reino Unido, enquanto o unicórnio carrega uma lança com uma bandeira com três flores-de-liz amarelas em um fundo azul, que é uma figura heráldica muito associada à monarquia francesa.
- Uma fita azul, onde está inscrita em letras douradas o lema do Canadá, A mari usque ad mare, em latim, que significa em português "de mar à mar".
- Emblemas florais, na parte inferior do brasão. Quatro tipos de flores ornamentam o brasão, cada uma delas simbolizando um país: Inglaterra (Rosa), França (Flor-de-lis), Escócia (Cardo) e da Irlanda (Trevo).
A Bandeira do Canadá (em inglês: Maple Leaf Flag; em francês: Unifolié) foi criada em 15 de fevereiro de 1965 - dia adotado para comemorar o Dia da Bandeira do país. Além disso, a bandeira foi criada também para celebrar o centenário do Canadá, que ocorreria em 1 de julho de 1967.
A criação da bandeira envolveu a participação de várias pessoas - Gunter Wyszechi, com a coloração, Jacques Saint Cyrile, com a folha de bordo estilizada, e George Bist com as proporções, foram os responsáveis pelo símbolo nacional, e membros de um comitê do Parlamento do Canadá, liderada pelo então primeiro-ministro canadense,Lester Bowles Pearson, defensor assíduo da nova bandeira canadense. O crédito da criação da bandeira é do comitê parlamentar.
A antiga bandeira do Canadá é a origem das atuais bandeiras de Ontário e de Manitoba - que mudaram suas bandeiras em 1967, cujos governos provinciais não aceitaram a nova bandeira nacional, mudando suas bandeiras como uma forma de protesto
DESCRIÇÃO
Seu desenho consiste em um retângulo de proporção largura-comprimento de 1:2. A bandeira apresenta um quadradobranco ao centro, com as laterais em vermelho. O centro do quadrado e da bandeira possui uma folha de bordo vermelho estilizada, com 11 pontas. As duas barras verticais vermelhas significam os oceanos Pacífico e Atlântico, a barra branca o território do Canadá enquanto que a folha estilizada representa as matas cobertas de bordo
EVOLUÇÃO DA BANDEIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário