BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

sábado, 26 de março de 2011

PANAMÁ ' Brasão de Armas e Bandeira

República de Panamá
República do Panamá
AMÉRICA CENTRAL

O Panamá é um país da América Central Continental, limitado a norte pelo Mar das Caraíbas, a leste pela Colômbia, a sul pelo Oceano Pacífico e a oeste pela Costa Rica. Sua capital é a cidade do Panamá. Situa-se no ponto mais estreito da parte continental da América Central, no istmo que se estende até a América do Sul. É dividido ao meio pelo canal do Panamá, que liga o oceano Atlântico e o oceano Pacífico.


Ficheiro:Escudo armas Panama.png

O Brasão de Armas do Panamá foi aprovado provisoriamente e, em seguida, definitivamente pelas mesmas leis que aprovou a bandeira nacional.
DESCRIÇÃO

A secção central contém o Istmo do Panamá. O chefe ou parte superior do brasão de armas compreende dois trimestres. O canto superior esquerdo, ao longo de um campo de prata, contém uma espada e um rifle. Em 1904 foram feitas as armas oficiais pela Lei 64, de 4 de Junho de 1904, assinada pelo Presidente da Assembleia Dr. Genaro Ortega, e sancionada pelo Presidente da República, Dr. Manuel Amador Guerrero.

A descrição oficial do design heráldico é a seguinte:

"Ele repousa sobre um campo verde, símbolo da vegetação. O centro mostra o Istmo com os seus mares e o céu, em que a lua começa a subir acima do ondas e o sol começa a esconder-se por detrás da montanha, marcando assim a hora da declaração solene da nossa independência. A cabeça está dividida em dois trimestres: numa mão direita, no campo de prata, uma espada e uma pistola são pendurados significando o abandono de sempre das guerras civis, causas da nossa ruína; numa das esquerdas, e no campo de ouro, uma pá e um sacho atravessados, brilhando, para simbolizar o trabalho."
"O fim do brasão de armas também é dividido em dois trimestres: a do lado direito, no campo azul, mostra uma cornucópia, símbolo da riqueza, bem como numa das esquerdas, em matéria de Prata, a roda alada, símbolo do progresso. Atrás do escudo e cobrindo-o com as suas asas abertas, está uma águia, símbolo da soberania, com a cabeça voltada para a esquerda, e tem na ponta do bico uma fita de prata, o que trava a partir da direita para a esquerda. Pelo topo, o seguinte lema é impresso na faixa "Pro Mundi Beneficio" (Para o Benefício do Mundo).
"Na águia, em forma de arco, nove estrelas douradas representam as províncias da República. Tal como acessórios decorativos, para cada um dos lados do brasão de armas estão recolhidas duas bandeiras nacionais."

Durante trinta e sete anos, o Brasão de Armas da República do Panamá não foi alterado até à Constituição de 1941 ser promulgada. A Assembleia Nacional ditou em Março desse ano a Lei 28 sobre o Brasão de Armas, em que foram introduzidas as seguintes reformas, a saber: a arma, como atitude de alerta em defesa da soberania, no lugar de "abandono a médio das guerras civis ". 311 projetos apareceram para alterar a divisa e o júri nomeado para fazer a selecção decidiu: "Solo Dios sobre Nosotros" (Só Deus Acima de Nós). No entanto, quando a Assembleia Nacional aprova a Lei 28 já referida, rejeitou uma das preferidas: "Justiça, Honra e Liberdade". Cinco anos mais tarde, em 1946, o Panamá retornou ao antigo símbolo com o conhecido lema de "Pro Mundi Beneficio". A adopção formal e regulamentação do uso da bandeira nacional, hino e brasão de armas foram reglamentadas pela lei 34 de 1949.

BANDEIRA

Ficheiro:Flag of Panama.svg

A Bandeira do Panamá foi idealizada por Don Amador Guerrero e elaborada por Dona Maria Ossa de Amado.

A bandeira encontra-se dividida em quatro retângulos: o superior esquerdo é branco e contém uma estrela azul de cinco pontas; o superior direito é vermelho; o inferior esquerdo é azul e o inferior direito é branco e contem uma estrela vermelha de cinco pontas.

A combinação das três cores significa:

o branco, a paz, o vermelho, o Partido Liberal e o azul o Partido Conservador, os dois partidos históricos.

A 20 de Dezembro de 1903, teve lugar o baptismo da bandeira, tendo como padrinhos, Dr. Gerardo Ortega e a Doña Lastenia de Lewis e José Agustín Arango e Doña Manuela M. de Arosemena.

A Assembleia Constituinte, mediante a Lei 64 de 1904 adopta provisoriamente a Bandeira, porém a adopção definitiva ocorreu com a lei 4 de 1925.

LOCALIZAÇÃO

Localização  República do Panamá

Fonte:pt.wikipedia.org

Formatação:Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS