BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

quinta-feira, 24 de março de 2011

SÉRVIA ' Brasão de Armas e Bandeira

Република Србија
Republika Srbija

República da Sérvia
EUROPA CENTRO-ORIENTAL

A Sérvia (em sérvio Србија, transl. Srbija) é um país europeu, cuja capital é Belgrado, localizado no sudeste da Europa, na região balcânica. Faz fronteira a sudoeste com Montenegro, país do qual se separou em 2006, a oeste com a Bósnia e Herzegovina, a noroeste com a Croácia e ao sul com a Macedônia e Albânia, ao leste com a Romênia e a Bulgária e ao norte com a Hungria. A província do Kosovo, no sul, proclamou sua independência unilateralmente em 17 de Fevereiro de 2008, mas o governo sérvio não a reconhece

Ficheiro:Coat of arms of Serbia.svg

O Brasão da Sérvia, adotado em 17 de agosto de 2004, é uma réplica do brasão da antiga dinastia Obrenović (adotado pela primeira vez em 1882) e apresenta a águia branca bicéfala da dinastia Nemanjić (que, por sua vez, emprestou a águia da dinastia Paleólogo do Império Bizantino). Um manto de arminho do estilo uma vez utilizado por reis aparece ao fundo.

DESCRIÇÃO HERÁLDICA

O campo principal representa o Estado Sérvio (Gules, uma águia de duas cabeças com asas e invertido Argent, lingüeta, bico, pata e garras Or, entre duas flores-de-lis no terço da base), enquanto o brasão interno representa a Nação Sérvia (Gules, uma cruz Argent entre quatro fusis de mesma cor).

O arranjo do brasão interno é usado por estados e pela igreja sérvia desde a Idade Média. Consiste de uma cruz e quatro fusis colocado nos quadrantes à volta dela, todos virados horizontalmente para fora. Os fusis originalmente eram usados no brasão do império Bizantino como letras β estilizadas e representava o lema impresial Basileus Basileon Basileuon Basileusin ("Rei dos reis, imperando sobre reis") em grego.

Os fusis se parecem com a letra cirílica moderna C, que representa o som de /s/. Eles geralmente são vistos assim, especialmente quando o desenho é feito à mão. Normalmente, são associados com o lema Samo sloga Srbina spasava ou Само слога Србина спасава ("Apenas a unidade salva os sérvios").

Embora a Sérvia seja agora uma república, o novo brasão também apresenta a coroa da antiga monarquia sérvia. Uma coroa desta maneira geralmente significa uma forma monárquica de governo. Porém, em anos recentes, várias nações do Leste Europeu têm usado uma coroa para representar sua herança real. Rússia e Polónia, da mesma forma, têm brasões restaurados que mostram coroas, apesar de serem repúblicas.

Pequeno brasão da Sérvia

BRASÃO SOCIALISTA

Depois do final da Segunda Guerra Mundial, o novo governo socialista redesenhou o brasão, transformando-o em um exemplo do estilo de armas usados na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e do Leste Europeu pós-guerra.

O trigo representava camponeses e a roda dentada em baixo representava os trabalhadores. A estrela vermelha no topo simbolizava o comunismo, o sol com raios representava um novo amanhecer. O carvalho é tradicionalmente uma árvore sagrada para os sérvios, por isso as folhas de carvalho e as bolotas. Os anos de 1804 e 1941 na fita vermelha comemoram a Primeira Insurreição Sérvia e o começo da luta pela liberdade nacional contra os ocupantes do Eixo na Segunda Guerra Mundial.

O brasão socialista permaneceu em uso oficial por muito tempo após a dissolução da Iugoslávia socialista e depois que a estrela vermelha foi removida da bandeira. Em 17 de agosto de 2004, o parlamento da Sérvia aprovou uma lei que recomenda o novo brasão. Houve controvérsias, especialmente sobre os símbolos monárquicos no novo brasão, e o parlamento não mudou, de fato, a descrição do brasão na constituição, que exigiria uma maioria maior. O antigo brasão, portanto, permanece em uso oficial junto com o novo. Isso provavelmente mudará no futuro.O brasão mostrava um escudo com o emblema sérvio tradicional, mas como o governo socialista era oficialmente ateu, a cruz, que representava o Cristianismo, foi omitida.

BANDEIRA



Bandeira do Estado, proporção: 2:3


A bandeira da Sérvia é tricolor com as cores pan-eslavistas. Ela consiste de três faixas horizontais iguais,vermelho no topo, azul no meio e branco em baixo. A bandeira oficial tem o pequeno brasão de armas da Sérviacentralizado vertical e horizontalmente, mas foi movido horizontalmente em 1/7 do comprimento total em direção à haste. Para uso público, a variação sem o brasão é permitida. A forma atual da bandeira foi adotada oficialmente em16 de agosto de 2004.

Bandeira nacional, proporção: 2:3

Os fusis se parecem com a letra cirílica moderna C, que representa o som de /s/. Eles geralmente são vistos assim, especialmente quando o desenho é feito à mão. Normalmente, são associados com o lema Samo sloga Srbina spasava ou Само слога Србина спасава ("Apenas a unidade salva os sérvios").

A proporção da bandeira é de 2:3 (altura/largura), com as três cores ocupando um terço da altura cada. Versões oficiais anteriores da bandeira (A bandeira da República Socialista da Sérvia e as seguintes usadas de 1991 a 2004) tinham uma proporção de 1:2.

Fonte:pt.wikpedia.org

Formatação: Helio Rubiales

Localização  Sérvia

Localização da Sérvia na Europa, incluindo Kosovo, ao sul, de cor verde mais claro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS