(Al-Mamlaka al-`Arabiyya as-Sa`ūdiyya)
Reino da Arábia Saudita
Seu desenho consiste em um retângulo de proporção largura-comprimento de 2:3 de cor verde com texto em caracteres árabes brancos sobre uma espada, também branca, com a lâmina voltada para a esquerda.
O texto na bandeira é o da shahada a declaração de fé islâmica:
- لا إلاه إلالله محمد رسول الله
- La ilaha Ilallah Muhammadar Rasululah
- "Não há deus senão Alá, e Maomé é o seu mensageiro"
- SIMBOLISMO
A Shahada é considerada algo muito sagrado, e como tal a bandeira não deve ser utilizada em camisas ou quaisquer outros objectos. A Arábia Saudita protestou contra a sua inclusão numa bola de futebol que a FIFA se preparava para lançar, e que incluía todas as bandeiras dos países participantes no Campeonato do Mundo de Futebol de 2002. Os responsáveis sauditas disseram que pontapear o credo era completamente inaceitável.
Uma vez que a bandeira contém a "Palavra de Deus", nunca é descida a meia haste como sinal de luto.
Bandeiras verdes contendo esta ou outra frase em alfabeto árabe são visão frequente no Islãoe não devem ser confundidas com a bandeira nacional saudita. Habitualmente, as outras bandeiras não contém o símbolo da espada, que é uma homenagem a Abd al-Aziz Al Saud, mais conhecido como Ibn Saud, o primeiro rei do país.
Diz-se que a cor verde desta e de outras bandeiras islâmicas deriva do facto de que o ProfetaMuhammad(S.A.W.S) envergava um manto verde.
Uma bandeira verde com a shahada foi originalmente a bandeira do movimento Wahhabita. Depois de conquistar o trono do Nejd em 1912, Ibn Saud incorporou a espada neste design, e foi esta a bandeira adotada depois da criação do Reino da Arábia Saudita em 1932.
Nenhum comentário:
Postar um comentário