República da Gâmbia
O brasão de armas da Gâmbia está em uso desde 18 de Novembro de 1964. Reproduz dois leões, um segurando um machado, e outro segurando uma enxada, enquanto suportam o escudo que contém mais uma enxada e um machado cruzados. No topo do escudo está posto um elmo encimado por uma palma. No fundo está o lema: Progresso, Paz, Prosperidade.
Os dois leões representam a história colonial da Gâmbia como parte do Império Britânico. O machado e a enxada cruzados representam a importância da agricultura para a Gâmbia. Também se considera representarem os dois maiores grupos étnicos da Gâmbia; os Mandingo e os Fulas. A palma sobre a crista heráldica, é também uma árvore nacional central.
A bandeira nacional da Gâmbia consiste de de três faixas horizontais, de vermeho, azul e verde; as três faixas estão separadas por duas faixas menores de branco; a proporção entre todas é de seis partes de vermelho e verde, quatro de azul, e duas de branco. O vermelho no topo simboliza o sol, bem como a savana típica do país; o azul simboliza o rio Gâmbia que corre ao longo do país e que dá o nome à nação; o verde simboliza a terra e as florestas do país; por fim, as duas faixas brancas representam a paz.
A bandeira foi oficialmente adoptada em 18 de Fevereiro de 1965, dia da independência do país face ao Reino Unido
Nenhum comentário:
Postar um comentário