(Pyi-daung-zu Myan-ma Naing-ngan-daw)
República da União de Myanmar
O brasão de armas original continha, na faixa, uma inscrição que, traduzida para o português, significa "União de Mianmar". O leão no topo foi substituído por uma estrela. Além disso, o brasão foi cercado por um círculo com inscrições em birmanês. No entanto, durante o regime socialista, o brasão de armas foi modificado para acomodar uma dupla roda dentada e uma grinalda de oliva. As palavras também foram modificadas.
O brasão de armas continua a conter influências socialistas, a saber, a roda dentada e as estrelas. Mostra uma inscrição em birmanês que diz Pyidaungsu Socialist Thamada Myanmar-naing-gan-daw que significa "União Socialista de Mianmar"
BANDEIRA
A nova bandeira foi proposta em setembro de 2007, inclusa na nova Constituição e aceita em referendo realizado em 2008. Até então não havia sido anunciada data para a introdução da nova bandeira, e os oficiais foram orientados a baixar a antiga bandeira em favor da nova, pouco tempo antes de 3 horas, hora local, em 21 de outubro de 2010. Ordens foram entregues para garantir todas as bandeiras antigas fossem queimadas. A adoção da nova bandeira foi anunciada pela mídia estatal pouco antes da mudança.
O desenho da bandeira possui três listras horizontais, as quais simbolizam:
- Amarelo: defende a paz;
- Verde: para a solidariedade e a tranquilidade;
- Vermelho: simbolizando a coragem e a determinação.
A antiga bandeira do país permaneceu entre 3 de janeiro de 1974 e 21 de outubro de 2010.
- Vermelho: representava a coragem.
- Branco simbolizava a pureza.
- Azul: significava a paz e a integridade.
As catorze estrelas representavam as divisões administrativas de Mianmar, a roda dentada e o ramo de a arroz representavam respectivamente os operários e os agricultores birmaneses.
BANDEIRAS HISTÓRICAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário