BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

TIMOR - LESTE ' Brasão de Armas e Bandeira

Repúblika Demokrátika Timor Lorosa'e
República Democrática de Timor-Leste
Sudeste Asiático

Timor-Leste (oficialmente República Democrática de Timor-Leste) é um dos países mais jovens do mundo, e ocupa a parte oriental da ilha de Timor na Ásia, além do exclave de Oecussi, na costa norte da parte ocidental de Timor, da ilha de Ataúro, a norte, e do ilhéu de Jaco ao largo da ponta leste da ilha. As únicas fronteiras terrestres que o país tem ligam-no à Indonésia, a oeste da porção principal do território, e a leste, sul e oeste de Oecusse, mas tem também fronteira marítima com a Austrália, no Mar de Timor, a sul. Sua capital é Díli, situada na costa norte.

O escudo nacional de Timor-Leste foi aprovado em 18 de Janeiro de 2007. O emblema é delimitado por duas circunferências concêntricas de cor vermelha, aonde figura a denominação oficial do estado em português: República Democrática de Timor-Leste.

No interior do escudo está representado o Monte Ramelau, representado sobre a forma de uma pirâmide assente numa base com três ângulos em preto separada de um rebordo de cor vermelha por uma linha dourada.

Dentro da insígnia, na ponta superior figura uma estrela branca de cinco pontas que irradiam outros tantos raios de sol da mesma cor. Debaixo dos raios está representado um livro aberto vermelho de contornos dourados que se apoia numa base da cor dos contornos.

À direita da arma encontra-se uma espiga e duas folhas de arroz (hare fulin) e à esquerda uma maçaroca de milho e duas folhas ambas em dourado.

Pode ainda observar-se uma arma Kalashnikov AK-47 Galaxi ao lado de uma flecha (rama inan) de cor dourada sobre um arco da mesma cor.

Abaixo da insígnia alusiva ao Monte Ramelau aparece escrito numa faixa de cor branca o lema em tons de encarnado que diz: “Unidade, Acção e Progresso” que segundo a Assembleia Nacional representam os valores básicos em que deve basear-se a convivência do seu povo.

BRASÕES HISTÓRICOS

Brasão de armas deTimor português, de 8 de maio de 1935 a 11 de junho de 1951.

Brasão de armas de Timor português, de 11 de junho de 1951 a 20 de maio de 2002.

Brasão de armas simplificado, de 8 de maio de 1935 a 20 de maio de 2002

Brasão de armas de Timor (2002-2007)


BANDEIRA

A Bandeira de Timor-Leste foi adotada em 2002. É a mesma que a bandeira de 1975.

À meia-noite do dia 19 de Maio e durante os primeiros momentos do Dia da Independência, em 20 de Maio de 2002, a bandeira dasNações Unidas foi baixada e a bandeira de um independente Timor Leste foi erguida.

Segundo a Constituição da República Democrática de Timor Leste, o triângulo amarelo (PMS 123) representa "os traços do colonialismo na História de Timor-Leste". O triângulo preto representa "o obscurantismo que precisa ser superado"; a base vermelha (PMS 485) da bandeira representa "a luta pela libertação nacional"; enquanto a estrela, ou "a luz que guia", é branca para representar a paz.

Formatação: Helio Rubiales

Fonte: pt.wikipedia.org

LOCALIZAÇÃO

Localização de Timor-Leste


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS