BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

ESMALTE DO BRASÃO

Um Esmalte, em heráldica, é o termo usado para designar as colorações aplicada às diversas partes de um brasão. Costumam ser classificados em metais, cores e peles, existindo ainda as figuras heráldicas cujo esmalte não se enquadra nestas classificações, pois são pintadas naturalmente, ou de sua própria cor. Não obstante, metais, cores, peles e a própria cor da coisa são classificados, indistintamente, sob a categoria Esmalte

TIPOS DE ESMALTES
Os esmaltes são divididos em três tipos: metais, cores e peles.
METAIS
OR OU JALDE
Heraldic Shield Or.svg

Em heráldica, jalde, em francês: or (jalne) é o esmalte de ouro, e pertence à classe dos esmaltes claros, chamados metais. Em gravuras pode representar-se por um padrão pontilhado.

Or representa:

  • De jóias; topázio
  • De corpos celestes, o Sol
  • De metais, o ouro
  • De virtudes; coragem e honra

ARGENT
Heraldic Shield Argent.svg

Em heráldica, argente, em francês argent, é um esmalte de prata, parte da classe de esmaltes claros chamadosmetais. Em gravuras representa-se deixando em branco a área a representar, ou com a abreviação ar..

O nome deriva do Latim argentum, que por sua vez deriva do Grego 'Αργυρος, que se traduz por prata ou metal branco.

Argente representa:


CORES TRADICIONAIS

BLAU OU AZURE
Heraldic Shield Azure.svg

Em heráldica, azure ou blau (do francês antigo blao:azul) é um esmalte de cor azul que faz parte da classe dos esmaltes chamados cores. Em gravuras é por vezes representado por linhas horizontais ou pelas abreviaturas az. oub..

Blau representa o seguinte:


GULES OU GOLES

Em heráldica, a cor gules ou goles (usado sempre no plural) é um vermelho mais intenso. Acredita-se que seu nome vem do francês gueule, que significa ‘goela’ ou ‘garganta’, por sua semelhança com o vermelho do interior da boca dos animais. Alguns autores, como Jouffroy d'Eschavannes, crêem que poderia vir da palavra persa gul ou ghiul, que designa um rosa pálido.

Os textos heráldicos se referem a esta cor como:

Correspondente a uma cor vermelho intenso. Para a representação em cor não existe definição de suas características nos textos heráldicos. Todos os sistemas de definição numérica das cores são modernos.

Para a representação em gravuras branco e preto, são utilizadas linhas verticais paralelas.

Gules representa:

SABLE

Heraldic Shield Sable.svg

Sable é, em heráldica, o esmalte de cor preta, Em gravuras é por vezes representado por linhas verticais e horizontais cruzadas, ou abreviado como sa..

O nome deriva do pêlo negro da zibelina, um animal.

Sable representa:


VERT OU SINOPLA
Heraldic Shield Vert.svgV

Vert ou sinopla é o nome do esmalte mais ou menos equivalente ao verde. E um dos cinco esmaltes escuros (cores). Vert é representado em gravuras a preto e branco por linhas descendentes num ângulo de 45º da sinistra superior para a dextra inferior, ou abreviando; vt.

Embora o termo vert seja utilizado, este esmalte tem sido referenciado em português como sinopla, em francês comosinople pelo menos desde 1415, em referência à cidade de Sinop. Vert é a palavra francesa para verde, no entantosinople era uma cor "vermelha" de uma tinta mineral da qual adquiriu o nome. Não é claro o motivo pelo qual o significado da palavra em francês mudou.

Vert pode representar esmeraldas ou Vénus.

PURPURE

Heraldic Shield Purpure.svg

Purpure, do francês pourpre, é um esmalte mais ou menos equivalente à cor púrpura, e é uma das cinco cores (em oposição a metais) principais utilizadas. Seu nome advém de um molusco do gênero Purpura sp., do se extraia na antiguidade uma tinta natural e caríssima. Em gravuras pode ser representado por uma série de linhas paralelas num ângulo de 45º direccionadas do lado superior direito para o lado inferior esquerdo do ponto de vista do observador, ou usando a abreviação purp.

Purpura representa o seguinte:

CORES NÃO-TRADICIONAIS
Três cores não tradicionais em heráldica foram introduzidas posteriormente especialmente na heráldica Britânica. Apelidadas de manchas(tradução literal da expressão Inglesa stains), são elas:

MURREY OU MORADO
Heraldic Shield Murrey.svg
Supostamente, é a cor das amoras escuras, uma tonalidade entre goles (vermelho) e purpure (púrpura). A cor tem um quê de amarronzado. É um esmalte raramente utilizado.

SANGUINHO
Heraldic Shield Sanguine.svg
É um vermelho amarronzado, da cor do sangue arterial.

TENNÉ OU SÉPIA
Heraldic Shield Tenné.svg
Em heráldica, tenné ou sépia é um esmalte raramente utilizado, de um tom entre laranja e castanho. Em francês, o nome tenné é uma variação de tanné : bronzeado, curtido. E Sépia origina-se do molusco de mesmo nome (em português: Sibas), do qual se extrai uma tinta de tonalidade marrom. Os espanhóis a chamam de leonado, em referência à pele do leão

Observações:
Outras cores pouco frequentes usadas principalmente na Europa são o Azul Celeste, Carnação, Cendrée e Laranja.

PELES
ARMINHO
1 2
1 -Um fundo branco com diversas cópias de um desenho, conhecido como mosqueta, que representa a pele do arminho em preto.
2 -Contra-arminhos: O inverso do Arminho.
Em heráldica, arminho é uma das duas peles usadas em brasões. Representa a pele do arminho. No Inverno o arminho possui uma pelagem branca com a cauda negra; o arminho heráldico é composto por um número de peles cosidas, formando assim um padrão de marcas sable em argent.

VEIRO
1 2
Em heráldica, veiro é uma das duas peles usadas em brasões. Veiro representa pele de esquilo, uma pele de grande valor na idade média. O esquilo em questão era de cor variada: cinzento-azulado nas costas e branco por baixo, sendo utilizado para confeccionar mantos. Era cosido alternando as partes escuras com as partes claras, o que resultava num padrão cinzento-azulado e branco-acinzentado, que, quando transposto para heráldica, tornou-se azul e branco alternadamente. A espécie exacta de esquilo nunca foi claramente identificada. O nome veiro, vem do latim: "de variis coloribus": de cor variada, donde passou ao francês: vair, ao espanhol: vero e ao português: veiro

1 - Um padrão azul e prata (tiras brancas horizontais, com campânulas azuis) com leve semelhança a foguetes azuis desenhado por uma criança em tiras brancas. Podem ser usados outros esmaltes, sendo sempre um metal e uma cor. É importante visualizar esse desenho, que tem propriedades bem específicas.
2 - Desenho semelhante ao anterior, onde os "foguetes" estão apontando em direção oposta. É importante visualizar esse desenho, que tem propriedades bem específicas.
Formatação: Helio Rubiales
Fonte: pt.wikipedia.org



Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS