BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

domingo, 5 de junho de 2011

TONGA - Brasão de Armas e Bandeira

Pule'anga Fakatu'i 'o Tonga
Reino de Tonga
OCEANIA
POLINÉSIA

Tonga, oficialmente Reino de Tonga, (em em tonganês: Pule'anga Fakatu'i 'o Tonga) é uma monarquia constitucional da Oceania, integrante da Polinésia e formado pela união de 172 ilhas de mesmo nome, também conhecidas como Ilhas Amigáveis. Através de seu território marítimo, faz fronteira ao norte com o território ultramarino francês de Wallis e Futuna e com Samoa; a nordeste com a Samoa Americana; a leste com os territórios de Niue e Ilhas Cook, pertencentes à Nova Zelândia; e a oeste com Fiji. Ao sul, as ilhas mais próximas são as Kermadec, também sob domínio da Nova Zelândia. Sua capital é Nuku'alofa

Ficheiro:Coat of arms of Tonga.svg
O brasão de armas de Tonga foi desenhado em 1875 quando se criou a constituição. As três espadas simbolizam as três diferentes linhas de reis antes de Tonga (Tu'i Tonga, Tu'i Kanokupolue Tu'i Ha'atakalau). A pomba com o ramo de olivo simboliza a paz que chegou após a guerra civil. As estrelas simbolizam as ilhas principais: Tongatapu, Vava'u e Ha'apai. A coroa simboliza a monarquia. Duas bandeiras nacionais constituem os suportes do escudo. Na parte inferior aparece um pergaminho com o lema nacional, “Ko e Otua mo Tonga ko hoku tofi'a” (Deus e Tonga são minha herança), e na parte superior uma coroa acompanhada por uma guirlanda de folhas de louro.


BANDEIRA

A bandeira de Tonga é um dos símbolos oficiais do Reino de Tonga. A bandeira está em uso desde 1865 mas só foi oficializada em 4 de Novembro de 1875; seu desenho é creditado ao príncipe Uelingatoni Ngu Tupoumalohi e ao pastor metodista Shirley Baker. A constituição de Tonga preconiza que a bandeira nunca seja alterada
HISTÓRIA

Na primeira assembleia do Parlamento de Tonga em 1862, o rei George Tupou Iconvocou propostas para o desenho de uma bandeira nacional. Após uma longa discussão o rei abriu seu conceito a respeito da bandeira, no qual declarou que "É meu desejo que nossa bandeira contenha a cruz de Jesus (...) e que a bandeira seja de cor vermelha para expressar o sangue que foi derramado na cruz para nossa redenção.".

Deste modo, a primeira versão para a bandeira de Tonga foi desenhada em 1862 e consistia em um retângulo com uma cruz grega vermelha, no entanto, foi depois constatado que era muito similar à bandeira da Cruz Vermelha, adotada em 1863. Assim, para evitar confusão, foi mudada para o desenho atual no qual a cruz vermelha fica no cantão, ficando parecida com o pavilhões britânicos vermelhos.

DESCRIÇÃO

Seu desenho consiste em um retângulo de proporção largura-comprimento de 1:2 com fundo vermelho carmesim. Na parte superior esquerda há um cantão retangular de cor branca sobre a qual há uma cruz grega vermelha a qual seus braços não tocam os limites do retângulo branco.

Formatação: Helio Rubiales

Fonte: pt.wikipedia.org

LOCALIZAÇÃO

Localização de Tonga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS