BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

PEÇAS DE UM ESCUDO

As Peças, ou Honrarias, de um escudo, são formas geométricas, no interior deste, que se utilizam para indicar uma honraria recebida pelo seu detentor.

Importante salientar que estas formas podem ser confundidas com as partições do escudo. De fato, pode haver semelhança em termos geométricos, mas o significado é totalmente distinto: as partições identificam a localização de uma cor, ou objeto; a peça, indica uma honraria.

PEÇAS MAIS UTILIZADAS

De 1ª ordem

POL heraldy - pas.svg Faixa - Armadura e cinturão do Cavaleiro. Tem de largura um terço da do campo (fundo do escudo).
POL heraldy - słup.svg Pala - Lança do Cavaleiro. Tem de largura um terço da do campo (fundo do escudo).
POL heraldy - skos.svg Banda - Correia ou cinturão do Cavaleiro. A peça oposta da banda, a barra ou contrabanda (diagonal da esquerda para a direita), pode significar correia, ou "desonra". Tem de largura um terço da do campo (fundo do escudo).
POL heraldy - krzyż.svg Cruz - Espada do Cavaleiro; concedida aos que já tinham participado em combates, tendo a sua espada ficada manchada de sangue. Cada uma das suas peças, tem de largura a quarta parte do bordo superior do escudo.
POL heraldy - krzyż św. Andrzeja.svg Aspa - Estandarte do Cavaleiro; também designada por Soter (ou Sautor), Cruz de Santo André ou Cruz de Boronha ou Borgonhona.

[editar]De 2ª ordem

(lista não exaustiva)

POL heraldy - krokiew.svg Cabria ou Asna. Botas e esporas do Cavaleiro. A peça é semelhante a um esquadro, com um ângulo inferior a 45º.
POL heraldy - głowica.svg Chefe. Tem de largura um terço da do campo (fundo do escudo).
POL heraldy - bordiura.svg Bordura ou bordadura. Proteção, favor e recompensa; concedida aos que já tinham participado em combates, tendo a sua roupa ficado manchada de sangue. A sua área equivale a um sexto da largura do campo.
POL heraldy - rosochacz.svg Perla. Peça com dupla interpretação: Santíssima Trindade; ou as três devoções do cavaleiro: a sua dama, o seu Rei e o seu Deus.
Adextré2.png Flanco direito.
FRA heraldy - parti.svg Flanco esquerdo.
FRA heraldy - champagne.svg Ponta ou contrachefe. Tem de largura um terço da do campo (fundo do escudo).
FRA heraldy - canton.svg Cantão. Equivale à nona parte do escudo.
Formatação: Helio Rubiales
Fonte:pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS