BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

UNIÃO EUROPEIA - Bandeira e Países Membros


A União Europeia (UE), anteriormente designada por Comunidade Econômica Europeia (CEE), Comunidade Europeia (CE) e Mercado Comum Europeu (MCE), é uma união supranacional econômica e política de 27 Estados-membros, estabelecida após a assinatura do Tratado de Maastricht, a 7 de fevereiro de 1992, pelos doze primeiros países da antiga CEE, uma das três Comunidades Europeias.

BANDEIRA

A bandeira europeia consiste num círculo com doze estrelas douradas num fundo azul. Apesar da bandeira estar normalmente associada à União Europeia (UE), foi inicialmente usada pelo Conselho da Europa, e pensada para representar a Europa como um todo.

A bandeira foi originalmente adotada pelo Conselho da Europa a 8 de Dezembro de1955, e o Conselho da Europa desejava, desde o início, que fosse usada por outras organizações regionais que procurassem a integração europeia. A Comunidade Europeia(CE) adotou-a a 26 de Maio de 1986. A UE, que se estabeleceu pelo Tratado de Maastricht na década de 1990 e que veio a substituir a CE e as suas funções, também escolheu esta bandeira. Desde então, o uso da bandeira tem sido conjuntamente controlado quer pelo Conselho da Europa quer pela União Europeia.

A bandeira aparece na face de todas as notas de euro e as estrelas em todas as moedas de euro.

O número de estrelas na bandeira está fixado em doze e não está relacionado com o número de estados membros da UE. Em 1953, o Conselho da Europa tinha 15 membros; foi proposto que uma bandeira futura tivesse uma estrela para cada membro, e que não se alteraria com a entrada de futuros membros. A Alemanha Ocidental discordou já que um dos membros era a área disputada de Saarland e que ter a sua própria estrela implicaria ser uma região soberana. Nesta mesma base, a França também discordou que fossem 14 estrelas já que isso implicaria a absorção de Saarland na Alemanha. Treze está tradicionalmente relacionado com o azar em várias culturas europeias, e com o fato de as primeiras bandeiras dos Estados Unidos da América terem esse número de estrelas. Doze foi o número escolhido, já que não tinha conotações políticas e era um símbolo de perfeição e de algo completo.

Doze é um número especial nas várias culturas e tradições europeias, tais como:

12 signos do Zodíaco, 12 horas do relógio, 12 meses do anos e assim por diante.

Território/Estados-membros

EstadosNa língua local*
AlemanhaDeutschlandDE
ÁustriaÖsterreichAT
BélgicaBelgië · Belgique · BelgienBE
BulgáriaБългарияBG
ChipreΚύπροςCY
República ChecaČeská republikaCZ
DinamarcaDanmarkDK
EslováquiaSlovenskoSK
Eslovénia EslovéniaSlovenijaSI
EspanhaEspañaES
Estónia EstóniaEestiEE
FinlândiaSuomiFI
FrançaFranceFR
GréciaΕλλάδαGR
HungriaMagyarországHU
IrlandaÉireIE
ItáliaItaliaIT
Letónia LetóniaLatvijaLV
LituâniaLietuvaLT
LuxemburgoLuxembourgLU
MaltaMaltaMT
Países BaixosNederlandNL
PolóniaPolskaPL
PortugalPortugalPT
Reino UnidoUnited KingdomGB
RoméniaRomâniaRO
SuéciaSverigeSE
Estados candidatos
MacedóniaРепублика МакедонијаMK
CroáciaHrvatskaHR
TurquiaTürkiyeTR
AlbâniaShqipërisëAB
MontenegroЦрна ГораME
IslândiaÍslandIS
UE-EU-ISO 3166-1.png
Sobre esta imagem
Regiões ultraperiféricas da União Europeia

França: Guiana Francesa (GF ) - Guadalupe (GP) - Reunião (RE) - Martinica (MQ)

Portugal: Madeira (Mad) - Açores (Azo)

Espanha: Canárias (Can)

(*)= ISO 3166-1

Formatação: Helio Rubiales
Fonte: pt.wikipedia.org



LOCALIZAÇÃO

Localização da União Europeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS