BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

segunda-feira, 28 de março de 2011

ESTADO DE GOIÁS ' Brasão de Armas e Bandeira

Ficheiro:Coat of arms of Goiás.svg

Brasão do estado de Goiás. Brasão de Armas O brasão de armas de Goiás, em formato de coração, simboliza o estado que é considerado o coração do Brasil. A paisagem superior do escudo representa o território onde hoje se localiza a capital federal – Brasília. Os espécimes bovinos que se vêem nessa paisagem representam a principal produção do estado. Os ramos de café e de fumo e as hastes de arroz e de cana que aparecem no escudo representam também importantes produções de Goiás. O campo amarelo, com losango vermelho, representa a riqueza mineral de Goiás. No canto azul do escudo, vê-se o cometa Biella, representando o Rio Araguaia no ponto de seu curso em que, abrindo os dois braços, forma a Ilha do Bananal. Os anéis de cor amarela que circundam o coração em sentido vertical e outros da mesma cor com um intermediário escuro no sentido horizontal representam as principais bacias do estado (Tocantins-Araguaia) e os doze principais rios do estado que correm para o sul (São Marcos, Veríssimo, Corumbá, Meia Ponte, dos Bois, Claro, Verdinho, Corrente, Aporé, Sucuri, Verde e Pardo). O prato onde partem as labaredas, na parte inferior do escudo, lembra a descoberta de Goiás, quando Bartolomeu Bueno, ateando fogo em aguardente conteve, segundo a lenda, a ‘’sanha guerreira’’ do gentio Goiá.
BANDEIRA


A bandeira de Goiás foi criada por Joaquim Bonifácio de Siqueira e estabelecida por lei para simbolizar o Estado de Goiás. Apresenta a forma retangular, com oito listras horizontais alternadas: quatro listras ímpares verdes, e quatro listras pares amarelas. No canto superior esquerdo apresenta um retângulo azul, com cinco estrelas brancas (simbolizando o Cruzeiro do Sul), constelação que deu ao Brasil seus primitivos nomes – Vera Cruz e Santa cruz, sendo uma estrela em cada canto, e a menor no centro.

A bandeira de Goiás, adotada no governo do presidente João Alves de Castro, pela mesma Lei nº 650 de 30 de julho de 1919 foi organizada por Joaquim Bonifácio de Siqueira. Como na bandeira nacional, o verde representa as matas e o amarelo, a cor do ouro.

Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação:Helio Rubiales
LOCALIZAÇÃO
Localização de Goiás no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS