BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

segunda-feira, 28 de março de 2011

ESTADO DO ACRE ' Brasão de Armas e Bandeira

Ficheiro:Brasao Acre.png

O primeiro Escudo (brasão) do Acre foi criado no período do Estado independente do Acre, com a seguinte estrutura:

DESCRIÇÃO HERÁLDICA

- No centro, Estado Independente do Acre - 7 de Agosto de 1902, e um laço com uma frase escrita - "LIBERTA QUAE SERA TAMEN".

Em 24 de maio de 1922, o Governador Epaminondas Jácome através da Resolução no 45, criou o segundo Escudo (brasão), obedecendo a seguinte estrutura:

- No centro, uma estrela vermelha.

- Na parte inferior do laço, do lado esquerdo, a data de 6-8-1902. No lado direito a data 24-1-1903 (início e término da Revolução Acreana).

- Contornando a estrela, os dizeres: NIC LUCEO PLURIBUS IMPAR.

O atual Escudo (brasão) foi modificado na administração do Governador Edmundo Pinto de Almeida Neto, baseando-se no 1o e 2o Escudos.

Os Escudos são usados nos edifícios públicos, papéis e documentos oficiais

BANDEIRA


A bandeira do Acre é um dos símbolos oficiais do estado do Acre, Brasil. A bandeira atual foi instituída pela lei nº 1.170 de 1995, adotando o desenho da Bandeira do Estado Independente do Acre (Decreto nº 2, de 15 de julho de 1899), modificada pela Resolução n. 5, de 24 de janeiro de 1921, do Governo do Território Federal do Acre. A faixa governamental usada pelo chefe do executivo acreano é feita seguindo as cores da bandeira e também ostenta a estrela vermelha.

Seu desenho consiste em um retângulo de proporção largura-comprimento de 7:10 divido por uma linha diagonal da parte inferior esquerda (lado do mastro) para a superior direita. A parte superior esquerda é amarela com uma estrela vermelha no canto, a parte inferior direita é verde.

SIMBOLISMO

As cores principais da bandeira (verde e amarelo) são as mesmas da bandeira do Brasile são uma representação da integração do estado com o Brasil, separadamente cada cor tem um significado específico:

  • A cor amarela, que representa a paz;
  • A cor verde, a esperança.

A estrela vermelha no canto superior esquerdo, chamada de "estrela solitária", representa o sangue dos bravos que lutaram pela a anexação da área do atual estado do Acre ao Brasil. A bandeira foi adotada oficialmente pelo governador Epaminondas Jacome.

BANDEIRAS HISTÓRICAS

Bandeira do Estado Independente do Acre (1899-1900)

Bandeira da Terceira República do Acre (1902-1903)


Fonte:brasilrepublica.com

Formatação:Helio Rubiales

LOCALIZAÇÃO

Localização do Acre no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS