O Brasão de Armas do Paraná é, juntamente com a bandeira, o hino e o sinete, um dos quatro símbolos oficiais do Estado do Paraná.
DESCRIÇÃO HERÁLDICA
O Brasão de Armas paranaense é constituído de um escudo português apresentando em campo de sinopla (vermelho), cor das terras férteis setentrionais do estado, onde a figura de um lavrador de argenta cultiva o solo. Acima deste , em chefe cosido de blau, um sol nascente de ouro, que simboliza a liberdade, e três montes em argenta simbolizando a grandeza, a sabedoria, e a nobreza do povo, bem como, os três planaltos paranaenses: o Oriental ou de Curitiba; o Central ou dos Campos Gerais; o Ocidental ou de Guarapuava. Como timbre a figura de uma Harpia Linnaeus, de argenta, pousada estendida e com a cabeça de frente voltada para a destra. Como suportes, à destra um ramo de erva-mate- Ilex paraguaiensis, Saint Hilaire frutificado de sabre à sinistra, um ramo de pinheiro-do-paraná - Araucaria angustifolia (Bertoloni) Otto Kuntze, em cruzados em ponta.
No brasão aparece como timbre a figura de uma harpia (Harpia harpyja) que encontrou no estado condições para se reproduzir naturalmente, estando hoje em via de extinção.
Alfredo Emílio Andersen executou projeto para o Brasão de Armas do Estado do Paraná, desenho que se encontra anexado a Lei nº 904 de 21 de março de 1910. O brasão foi modificado várias vezes, porém a figura do ceifador, idealizado por Andersen, continuou presente até a última alteração, em 1990. Já o atual brasão foi estabelecido na mesma data da bandeira, 31 de março de 1947, e restabelecido pelo Decreto-lei nº 5.713, de 27 de maio de 2002, após a decisão de inconstitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal da Lei Complementar n.º 52, de 24 de setembro de 1990.
BANDEIRA
A bandeira do Paraná é um dos símbolos oficiais do estado, ao lado do brasão e dohino e foi oficializada por força do decreto estadual nº 8, de 9 de janeiro de 1892, data daemancipação política do município de Piraquara, e tinha em seu centro o escudo doestado, que foi oficialmente usado até 1910. O projeto foi apresentado pelo cidadão Manuel Correia de Freitas numa sessão da Assembleia Legislativa do Paraná de 3 de julho de 1891 e o desenho foi executado pelo artista Paulo de Assunção.
Aprovada pelo pelo decreto-lei estadual nº 2.457, de 31 de março de 1947, é composta de um retângulo verde cortado por uma faixa diagonal branca, que descende da esquerdapara a direita. Sobre a faixa, no centro, aparece em azul, a esfera do Cruzeiro do Sul. Corta a esfera, uma faixa branca com a inscrição "Paraná", em maiúsculas de verde. Circundam a esfera, pelo lado direito, um ramo de pinheiro, e pelo esquerdo, um ramo deerva-mate.
É uma das poucas bandeiras estaduais no Brasil que não possuem em nenhuma parte as cores preta, vermelha eamarela — geralmente associadas à guerra, ao luto, aosangue e às riquezas minerais — na sua composição.
SIMBOLISMO
Cada um dos elementos e cores da bandeira possui um significado próprio:
- O verde representa as florestas exuberantes que cobriam boa parte do território paranaense no final do século XIX.
- O branco simboliza o espírito pacífico do povo paranaense.
- O azul é a cor do firmamento.
- O círculo central azul corresponde a uma imagem da esfera celeste, inclinada segundo a posição astronômica da cidade de Curitiba da noite de 29 de agosto de 1853, data em foi assinada lei imperial nº 704 que aprovou a emancipação política da província do Paraná, fato histórico que a desmembrou da então província de São Paulo.
- Todas as estrelas têm 5 pontas. As estrelas não têm o mesmo tamanho; elas aparecem em 3 (três) dimensões: de primeira, segunda e terceira grandezas, ao contrário da bandeira do Brasil. Estas dimensões não correspondem diretamente às magnitudes astronômicascomo aparecem no firmamento mas estão relacionadas com elas. Quanto maior a magnitude da estrela maior é o seu tamanho nabandeira.
- As cinco estrelas do Cruzeiro do Sul que aparecem na bandeira paranaense são:
- Alfa crucis (Estrela de Magalhães);
- Beta crucis (Mimosa);
- Delta crucis (Pálida);
- Gama crucis (Rubídea);
- Epsilon crucis (Intrometida).
- A faixa branca está relacionada ao Trópico de Capricórnio, que corta o Paraná ao norte, embora na verdade a faixa branca da bandeiraestadual é apenas um lugar para a inscrição "Paraná" em maiúsculas.
- Os ramos de araucária e erva-mate, representados na bandeira, são os principais produtos econômicos do Paraná.
Bandeiras históricas do Paraná
1892 a 1905.
1905 a 1923.
1947 a 1990.
1990 a 2002.
Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação:Helio Rubiales
LOCALIZAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário