BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

terça-feira, 29 de março de 2011

ESTADO DO PIAUÍ ' Brasão de Armas e Bandeira


Ficheiro:Brasaopi.gif

O brasão de armas do Estado do Piauí foi instituíto pela Lei n.o. 1.050, promulgada em 24 de julho de 1922, sob o comando de João Luiz Ferreira, então governador do Estado.

DESCRIÇÃO HERÁLDICA

Composto por símbolos heráldicos, o escudo é um néo-clássico cortado, onde sobre o campo superior de ouro velho, esmaltados em sinopla, uma ao lado da outra e equidistantes. Há três palmeiras nativas do Estado, a carnaúba (arrudaria cerifera), à destra lembra a fase nômade e pastoril de penetração pelos Bandeirantes do território virgem; o burity (mauricia vinifera) ao centro, marcando a época subsequente de fixão e estabelecimento dos núcleos de população e do tamanho das terras; e o babassú (orbignya speciosa), assinalando a evolução da economia.

No canto inferior, sob o fundo branco estriado de cortiças em faixa de cor azul cobalto, há três "piás" de prata representando os maiores rios do Estado: Parnaíba, Canindé e Poti. As sete cortiças azuis correspondem aos principais afluentes à margem direita do rio Parnaíba.

Simbolizando as aspirações de progresso, ao alto do chefe do escudo, há uma estrela de prata de cinco pontas. E para figurar as duas principais produções agrícolas do Estado do Piauí, o escudo possui os ramos de algodão e de cana-de-açúcar, que estão atados por uma flâmula azul cobalto contendo a legenda "Impavidum Ferient Ruinae - 24 de Janeiro de 1823", data esta da Proclamação da Independência do Estado.

BANDEIRA


A bandeira do Piauí é um dos símbolos oficiais do estado do Piauí, uma subdivisão doBrasil. Foi adotada oficialmente através da lei nº 1.050, promulgada em 24 de julho de 1922 e alterada posteriormente pela lei ordinária no 5.507, de 17 de novembro de 2005. Afaixa governamental do Piauí é confeccionada nas cores da bandeira e do brasão do estado.

Seu desenho consiste em um retângulo de proporção largura-comprimento de 7:3, dividido em treze listas horizontais de mesma largura nas cores verde e amarelas intercaladas. Na parte superior direita há um cantão com largura igual à largura de cinco linhas horizontais na cor azul em uma estrela branca no centro. Abaixo da estrela branca está escrito em branco a inscrição em letras brancas serifadas: "13 DE MARÇO DE 1823".

SIMBOLISMO

As cores principais da bandeira são as mesmas da bandeira do Brasil e são uma representação da integração do estado com o Brasil, separadamente cada cor tem um significado específico:

  • O amarelo representa a riqueza mineral;
  • O verde a esperança.

Além das cores, outros elementos presentes na bandeira também representam:

  • A estrela remete a Antares, que na bandeira nacional simboliza o estado do Piauí;
  • A inscrição dentro do retângulo azul "13 DE MARÇO DE 1823", que foi introduzida na alteração de 2005, que foi o dia da batalha do Jenipapo
  • EVOLUÇÃO DA BANDEIRA
  • Antiga bandeira do Piauí, utilizada entre 24 de julho de 1922 a 1937, e 1946 a 2005.
  • Verso da bandeira do Piauí.
  • Fonte: .guiadoturista.net/piaui/

Formatação:Helio Rubiales

LOCALIZAÇÃO

Localização do Piauí no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS