BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

terça-feira, 29 de março de 2011

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ' Brasão de Armas e Bandeira

Ficheiro:Brasão do Rio Grande do Norte.svg

O brasão do Rio Grande do Norte foi criado por decreto de 1 de julho de 1909

Grafia original da época

Decreto n° 201, de 1º de Julho de 1909: Crêa o brasão de armas do Estado do Rio Grande do Norte O Governador do Estado do Rio Grande do Norte, tendo ouvido a respeito o Instituto Historico e Geographico, decreta:

  • Art. 1º - O brasão de armas do Estado do Rio Grande do Norte é um escudo de campo aberto, dividido a dois terços de altura, tendo no plano inferior o mar, onde navega uma jangada de pescadores, que representam as industrias do sal e da pesca. No terço superior, em campo de prata, duas flores aos lados e ao centro dois capulhos de algodoeiro. Ladeiam o escudo, em toda sua altura, um coqueiro á direita e uma carnaúbeira á esquerda , tendo os troncos ligados por duas canas de açucar, presas por um laço com as côres nacionaes. Tanto os móveis do escudo, como os emblemas, em cores naturaes, representam a flora principal do Estado. Cobre o escudo uma estrella branca, symbolizando o Rio Grande do Norte na União Brasileira.
  • Art. 2º - O desenho original deste brasão de armas, executado pelo sr. Corbiniano Villaça, será archivado na Secretaria do Governo e d'elle se tirará uma copia authentica para o archivo do Instituto Histórico e Geographico do Estado.
  • Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrario.

Palacio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, 1º de Julho de 1909, 21º da República.
ALBERTO MARANHÃO
Henrique Castriciano de Souza

BRASÃO COLONIAL

Colônia

Em escudo redondo português de dourado, uma ema, ave caraterística da região, tendo a seus pés três ondas em azul, branco e azul respectivamente, em referência provável ou ao Rio Potenji ou ao Rio Açu.

Antigo brasão do Rio Grande do Norte, no período colonial
BANDEIRA


A Bandeira do Rio Grande do Norte foi desenhada por Luís da Câmara Cascudo, notório expoente da cultura potiguar, e apresenta no brasão os elementos básicos que melhor representam o Rio Grande do Norte. O coqueiro à esquerda, a carnaúba à direita, a cana-de-açúcar e o algodão representam a flora. O mar, com a jangada, representa apesca e a extração de sal responsável por 95% da produção de sal no Brasil. O verde é a esperança e o branco é a paz.

Com uma origem quase que exclusivamente extrativista, o estado do Rio Grande do Norte expõe em sua bandeira o que é e principalmente o que já foi a principal fonte de renda do estado.


Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação:Helio Rubiales
LOCALIZAÇÃO
Localização do Rio Grande do Norte no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS