Brasão do estado brasileiro do Tocantins é um brasão de armas criado pela lei estadual nº 92, de 17 de novembro de 1989.
No topo do brasão vê-se a frase em tupi: “Co yvy ore retama”, que significa em português“Esta terra é nossa”.
DESCRIÇÃO HERÁLDICA
TIMBRE
Estrela de amarelo ouro com bordadura de blau
ESCUDO
Escudo elíptico cortado, na metade superior, em chefe de blau, carregado com a metade de um sol de ouro estilizado do qual se vêm 5 raios maiores de 8 menores, limitado na linha divisória. A metade inferior, o termo ou campanha, uma asna de blau, ladeada nos flancos destro e sinistro de branco e no termo de ouro, sob o escudo
SUPORTES
Coroa de louros estilizada em sinople
LISTEL
No listel de blau com a inscrição "Estado do Tocantins" e a data "1º de JAN 1989" em letras brancas
DIVISA
: "CO YVY ORE RETAMA" ("Esta Terra é Nossa"), em letras brancas sobre listel de blau
BANDEIRA
Na bandeira do Tocantins, a faixa azul representa os rios e a amarela, as riquezas do estado. O sol, sobre a faixa branca, significa que ele nasce para todos os cidadãos tocantinenses.
A bandeira foi instituída pela lei estadual nº 94, de 17 de novembro de 1989, tendo o texto alterado pelo lei nº159/1990. É assim a sua atual composição:
- Retângulo com as proporções de 20 módulos de comprimento por 14 módulos de largura. Os vértices superior esquerdo e inferior direito são triângulos retângulos, com catetos de 13 por 9 módulos, nas cores azul (blau) e amarelo (ouro), respectivamente. A barra resultante desta divisão, em branco, está carregada com um sol estilizado de amarelo (ouro), com 8 pontas maiores e 16 pontas menores, com 4 e 2,3 módulos de raio respectivamente.
Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação:Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário