BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

sábado, 26 de março de 2011

VENEZUELA ' Brasão de Armas e Bandeira

Ficheiro:Coat of arms of Venezuela.svg

O atual brasão de armas da Venezuela é no essencial o mesmo adotado no dia 18 de Abril de 1836 pelo Congresso do país, tendo sido alvo de algumas alterações desde então. A Lei da Bandeira, Escudo e Hino Nacionais (Ley de Bandera, Escudo e Himno Nacionales), publicada a 17 de Fevereiro de 1954, especifica a configuração oficial do brasão usado atualmente.
DESCRIÇÃO

O brasão é composto por escudo dividido em três quartéis, cada um dos quais preenchido com uma das cores da bandeira da Venezuela. O quartel da direita é vermelho e contém um feixe de espigas, que simbolizam a união dos estados da República e a riqueza da nação. O quartel da esquerda é amarelo, apresentando armas (lança e espadas) e dois pavilhões nacionais entrelaçados por uma coroa de louro, representando o triunfo alcançado durante a Guerra de Independência do país. O terceiro quartel é azul e ocupa a parte inferior do escudo, nele figurando um cavalo branco indomado, símbolo da liberdade e da independência.

Como timbre o escudo tem duas cornucópias, que derramam frutos e flores do país. O escudo encontra-se rodeado à direita por um ramo de oliveira (alusão à paz) e à esquerda por um ramo de palmeira (alusão à virtude), estando estes atados na parte inferior por uma fita composta pelas cores da bandeira nacional. Na parte azul da fita podem ser lidas as seguintes inscrições a dourado: à direita do escudo, 19 de Abril de 1810, Independencia; à esquerda, 20 de Febrero de 1859, Federación, e ao centro República de Venezuela.

MUDANÇAS DE 2006

No dia 9 de Março de 2006 a Assembleia Nacional da Venezuela reformou parcialmente a lei da bandeira nacional. A nova lei estipula que o quartel vermelho, situado à esquerda, tenha o molhe com tantas espigas quanto o número de estado do país. Assim sendo, serão a partir de agora 24 espigas em vez de 20. Na faixa passa a estar escrito Republica Bolivariana de Venezuela.

No quartel amarelo, para além da espada e da lança, foram incorporados um arco e uma flecha (simbolizando as armas dos povos indígenas) e um machete (representando a luta dos camponeses e dos negros).

O cavalo branco passará a galopar no sentido da esquerda. Nas cornucópias foram adicionados frutos e flores tradicionais, como a orquídea.

EVOLUÇÃO DO BRASÃO DE ARMAS VENEZUELANO

Caracas coat of arms.gif

1777 - 1819
Coat of arms of Gran Colombia (1819).svg
1819 - 1830
Coat of arms of Venezuela 1954-2006.svg
1830 - 1864
Escudo de Venezuela (1871).svg
1864 - 1954
Venezuelacoatofarms 1954 2006.svg
1954 - 2006
BANDEIRA

A Bandeira da Venezuela é constituída por três listras horizontais de tamanho idêntico, com as cores amarela, azul e vermelha. O amarelo simboliza as riquezas do território venezuelano, o azul o mar que separa a Venezuela daEspanha e o vermelho o sangue derramado pelos que lutaram pela independência. Na listra azul figuraram ao centro sete estrelas em arco que representam as sete províncias que assinaram o Acto de Independência (Acta de la Independencia) a 5 de Julho de 1811 (Caracas, Cumaná, Barcelona, Barinas, Margarita, Mérida e Trujillo). Em Marçode 2006 o governo da Venezuela decretou a adição de mais uma estrela na listra azul.

Localização  Venezuela

Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação:Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS