(Gôṇ Prôjātôntrī Bāṁlādeš)
República Popular do Bangladesh
O brasão de Bangladesh foi adotado pouco tempo depois da sua independência em 1971.
Na parte central do escudo aparece representada una flor de nymphea situada sobre várias ondas que simbolizam a água e rodeada por duas espigas de arroz. Sobre a nymphea aparecem quatro estrelas de cinco pontas colocadas ao lado do broto de uma flor.
A nymphea, um dos símbolos nacionais do país, é uma planta que cresce em numerosos rios que cortam Bangladesh. O arroz é essencial como cultivo para a agricultura e a alimentação da população do país. As quatro estrelas representam os quatro princípios fundamentais consagrados originalmente pela primeira constituição de Bangladesh em 1972: nacionalismo, secularismo, socialismo, e democracia.
A bandeira nacional do Bangladesh foi adotada oficialmente a 17 de Janeiro de 1972. Ela é baseada em uma bandeira semelhante que foi utilizada durante a Guerra Indo-Paquistanesa de 1971, que é conhecida no Bangladesh como a Guerra de Libertação. Essa bandeira apresentava um mapa do Bangladesh sobre o disco vermelho. O mapa foi mais tarde removido da bandeira, provavelmente para que esta tivesse um desenho mais simples. A bandeira lembra a do Japão, trocando o fundo branco por um fundo verde. O disco vermelho representa o sol que nasce sobre Bengala e também simboliza o sangue dos que tombaram pela independência do Bangladesh. O fundo verde representa a exuberante terra do país.
A bandeira civil e bandeira naval posicionam a bandeira nacional no canto de um campo vermelho ou branco, respectivamente.
OUTRAS BANDEIRAS
A bandeira original foi desenhada pelo pintor Quamrul Hassan. Em 3 de março de 1971, a primeira versão da bandeira foi hasteada noBangladesh pela primeira vez na Universidade de Daca. Na declaração da independência em 23 de Março de 1971, o Sheikh Mujibur Rahman colocou a bandeira em sua casa.
A bandeira foi concebida para excluir o crescente e a estrela considerados símbolos do pensamento islâmico do Paquistão, de acordo comBandeiras do Mundo. Ao contrário do que dizem algumas fontes ocidentais, o verde usado na bandeira não representa o Islã. O verde foi escolhido para representar a exuberância das paisagens naturais de Bangladesh.
A bandeira foi utilizada por Mukti Bahini durante a Guerra da Libertação do Bangladesh e foi substituída pela bandeira atual em 1972. Uma razão pela qual o mapa foi descartado da bandeira foi a dificuldade em executar seu desenho corretamente nos dois lados da bandeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário