Dru Gäkhap ou Brug rGyal-Khab(Wylie)
Reino do Butão
O brasão de armas do Butão mantém vários elementos da bandeira do Butão, ligeiramente diferentes dos originais, e contém muito simbolismo budista.
A designação oficial é:
"O emblema nacional, contido num círculo, é composto por um duplo diamante-raio (dorji) colocado acima de um loto, encimado por uma jóia e emoldurado por dois dragões. O raio representa a harmonia entre o poder secular e o poder religioso. O lótus simboliza pureza, a jóia manifesta o poder soberano, e os dois dragões, macho e fêmea, defendem o nome do país que proclama com a sua grande voz, o trovão"
A bandeira do Butão é talhada de amarelo e laranja. Sobre as duas partes, ao centro, está um dragão branco olhando para o batente da bandeira.
Esta bandeira, apesar de pequenas alterações, tem vindo a ser utilizada desde o século XIX, tendo alcançado a sua forma original em 1960.
O dragão apresentado na bandeira, Druk (ou o Dragão do Trovão), representa o nome do Butão em tibetano, A Terra do Dragão. O dragão possui jóias nas suas garras que representam a abundância. O amarelo por sua vez representa a monarquia secular e o laranja a religião budista.
Esta é uma das poucas bandeiras nacionais que apresentam o laranja em grande monta e, conjuntamente com a bandeira do País de Gales, a única com um dragão representado.
BANDEIRAS HISTÓRICAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário