BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

CIDADE DE GOIÂNIA ' Brasão de Armas e Bandeira

Município de Goiânia
Estado de Goiás

Goiânia é um município brasileiro e capital do estado de Goiás. É a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste do Brasil, sendo superada apenas por Brasília, capital federal. É a sexta maior cidade do Brasil em tamanho, com 256,8 quilômetros quadrados de área urbana. Localiza-se no Planalto Central, a 48 quilômetros de Anápolis e 209 quilômetros a sudoeste de Brasília.

A cidade possui 1.301.892 habitantes, de acordo com o censo 2010 do IBGE, sendo o décimo segundo município mais populoso do Brasil. A Região Metropolitana de Goiânia possui 2.172.497 habitantes, o que a torna a décima região metropolitana mais populosa do país. Goiânia tem a maior área verde por habitante do Brasil, perdendo apenas para Edmonton no mundo
BRASÃO




A coroa mural dourada, acima do escudo, é a peça utilizada na heráldica municipal (também denominada "civil") do Brasil como convenção para capitais de estado. Apesar de algumas exceções, várias capitais brasileiras adotam a mesma peça, não tendo esta necessariamente que seguir um padrão gráfico ou estilo único, contanto que possua cinco torres visíveis, contendo cada torre uma porta, preenchida em preto (sable), e a cor amarelo-escura ou dourada para sua reprodução.
O tipo de escudo adotado por Goiânia recebe o nome de "somático", incomum na heráldica portuguesa e brasileira. Estas adotam por padrão o chamado "escudo redondo" (exemplo: escudo do brasão da cidade de São Paulo). O escudo somático é mais apropriado para a heráldica francesa, que dele muito se utiliza. O que provavelmente ocorre no caso de Goiânia é que, no momento de confecção do brasão, o autor das armas da cidade orientou-se por um período de fins do século XVIII e início do século XIX onde a heráldica lusa, e por conseguinte a brasileira, sofreram enorme influência estilística francesa. Tal fase é considerada por Almeida Langhans como "período ruim para a confecção brasonária portuguesa".
COMPOSIÇÃO
No escudo estão representados um campo verde (ou sinopla) como fundo, representando esperança, simbologia advinda de tempos imemoriais, quando o verde dos campos simbolizava a colheita dos alimentos plantados e a conseqüente fartura.
No centro do escudo, uma flor-de-lis dourada, simbolizando soberania, e também o status de capital de estado, por isso recebendo representação denominada florenciada (referente ao trabalho e detalhamento das pétalas).
A onda de prata (que pode ser representada por cinza claro ou branco) simboliza o córrego do Botafogo, às margens do qual foi construída a cidade para se tornar capital do estado.
A bordadura (margens) do escudo recebem a cor prata, símbolo heráldico de força, grandeza, mando, nobreza, riqueza, esplendor e glória.Na bordadura incluem-se oito chamas em goles (vermelho), simbolizando o direito de administrar com justiça.
O lambel, a peça logo acima da flor-de-lis, diferencia os membros segundos de uma casa. Em heráldica é costume entre membros de família nobre (filhos de reis, sobrinhos de rei, irmão ou irmã de rei) adicionar esta peça ao seu brasão particular para indicar posição subalterna na hierarquia familiar. Aqui ele possui a função de indicar que Goiânia é, pela condição histórica, a segunda capital do Estado de Goiás.
Como tenentes do brasão temos do lado esquerdo do espectador uma figura representando o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhangüera, responsável pelo desbravamento, ocupação e colonização inicial da região e oposto a este, a de um garimpeiro faiscador, símbolo do primeiro bem econômico explorado na área, o ouro, e o conseqüente desenvolvimento e riqueza que este trouxe.
Finalmente, temos em verde (sinopla) o listel (faixa abaixo do escudo). Inscrita no listel, em letras brancas, a frase "Pela Grandeza da Pátria".
ERROS DE CONFECÇÃO
O brasão de Goiânia utiliza um escudo chamado somático, mais comum na heráldica francesa, à qual não possui nenhuma ligação histórica com o Brasil. De acordo com as regras de heráldica, e seguindo a história e origem do país, faz-se necessário a substituição do escudo somático por um redondo, ou também chamado português, comum na tradição do país, usado pela maioria dos brasões das outras capitais de estados e dos municípios.
BANDEIRA


DESCRIÇÃO

É formada por um retângulo verde, dividido por oito faixas brancas carregadas de sobre-faíscas vermelhas, dispostas duas a duas, no sentido horizontal e vertical.
No centro, em retângulo branco, aplicado ao brasão: escudo do 1º estilo introduzido em Portugal trazido para o Brasil.
No escudo: coroa mural, com oito torres, sendo cinco visíveis. De um lado, o bandeirante ,lembrando o bandeirante Anhanguera; do outro, o garimpeiro. Na faixa maior, a frase: "Pela Grandeza da Pátria". O Brasão representa o Governo Municipal.
SIGNIFICADOS
  • o verde do escudo simboliza a vitória, a honra, a cortesia civilizada, a alegria e a abundância.
  • a flor-de-lis, no centro do escudo, é símbolo do poder.
  • a faixa estreita e ondulada, na frente, simboliza o córrego Botafogo, às márgens do qual foi construída Goiânia
  • Formatação: Helio Rubiales
  • Fonte:pt.wikipedia.org
  • LOCALIZAÇÃO
  • Localização de Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS