BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

CIDADE DE VITÓRIA ' Brasão de Armas e Bandeira

Município de Vitória
Estado do Espírito Santo

Vitória é a capital do estado do Espírito Santo, e uma das três ilhas-capitais do Brasil (as outras são Florianópolis e São Luís). Está localizada na Região Sudeste. Vitória limita-se ao norte com o município da Serra, ao sul com Vila Velha, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Cariacica.

Com uma população de 325.453 habitantes, segundo estimativas de 2010 do IBGE, a cidade é a quarta mais populosa do estado (atrás dos municípios limítrofes de sua região metropolitana: Vila Velha, Serra e Cariacica) e integra uma área geográfica de grande nível de urbanização denominada Região Metropolitana da Grande Vitória, compreendida pelos municípios de Vitória, Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha.

BRASÃO
Ficheiro:Vitória.PNG
DESCRIÇÃO
O símbolo constitui-se de um escudo ibérico disposto sobre duas flechas douradas cruzadas e, acima dele, uma coroa de cinco torres visíveis na cor prata (sendo 8 no total). O brasão foi instituído pela lei municipal n° 2.555 de 26 de maio de 1978.
ESCUDO
Escudo redondo ou ibérico; no franco-cantão uma estrela de cinco pontas em ouro sobre fundo prata; no cantão oposto ao franco-cantão o caduceu (símbolo do Comércio) em ouro sobre fundo goles; no campo inferior, em visão panorâmica ao natural, a entrada da capital, tendo ao fundo, em sinople, o Penedo e a Ilha de Pombas; à frente, sobre o mar blau um vapor. O escudo é encimado por coroa mural de prata com oito torres, suas portas abertas em sable e tem por trás do escudo, cruzadas de destra para sinistra e de sinistra para destra, duas flechas em ouro
DIVISA
No listel blau, a divisa "Victória" em letras de ouro.

ERROS DE CONFECÇÃO

O brasão de Vitória possui um erro comum na heráldica municipal (também denominada "civil") brasileira, que é a representação incorreta da peça conhecida como "coroa-mural" (a peça de cinco torres logo acima do escudo).

O correto seria a troca da atual coroa por outra do mesmo tipo, porém de cor dourada. A cor dourada na coroa-mural é utilizada como convenção para capitais de estado. A cor prata é destinada a todas as outras localidades que não sejam capitais de estado. Portugal, que utiliza a mesma convenção nos brasões de suas cidades destina a cor dourada somente à capital Lisboa.

Apesar de algumas exceções (incorretas) de exclusão ou representação distorcida de tal peça no brasão, várias capitais brasileiras adotam-na, não tendo esta necessariamente que seguir um padrão gráfico ou estilo único, contanto que possua cinco torres visíveis, contendo cada torre uma porta, preenchida em preto (sable), e a cor amarelo-escura ou dourada para sua reprodução.

BANDEIRA


A bandeira de Vitória constitui-se basicamente do Brasão do Município centralizado em um retângulo branco.

Formatação: Helio Rubiales
Fonte:pt.wikipedia.org
LOCALIZAÇÃO
Localização de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS