BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

MACAU ' Brasão de Armas e Bandeira

澳門
Macau

中華人民共和國澳門特別行政區
Região Administrativa Especial de
Macau da República Popular da
China (RAEM)
ÁSIA ORIENTAL

Macau (em chinês: 澳門; pinyin: Àomén; em cantonês: Oumun) é uma Região Administrativa Especial da República Popular da China desde os primeiros momentos da madrugada do dia 20 de Dezembro de 1999. Antes desta data, Macau foi colonizada e administrada por Portugal durante mais de 400 anos e é considerada o primeiro entreposto, bem como a última colônia europeia na China
É constituída pela Península de Macau e por duas ilhas (Taipa e Coloane, entretanto com a ligação feita por terra seca por meio de um aterro, o istmo de Cotai), numa superfície total de 28,6 km². Macau situa-se na costa meridional da República Popular da China, a oeste da foz do Rio das Pérolas e a 60 km de Hong Kong, que se encontra aproximadamente a este de Macau. Faz fronteira a norte e a oeste com a Zona Económica Especial de Zhuhai, logo é adjacente à província de Guangdong

O Brasão de armas da Região Administrativa Especial de Macau foi oficializado em 20 de Dezembro de 1999, quando a soberania de Macau foi transferida de Portugal para a República Popular da China. O emblema é agora oficialmente referido como o "Emblema Regional" de Macau.

O emblema regional apresenta o mesmo design de outros elementos regionais como a Bandeira da RAEM, mas numa configuração circular. O anel externo branco é mostrado com a legenda do nome oficial do território em caracteres chineses tradicionais (por oposição à forma simplificada): "中華人民共和國澳門特別行政區" (em português: Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China) e em português na forma abreviada, "Macau".

BRASÕES HISTÓRICOS

Os brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal.

O segundo brasão de armas foi usado até 1935, quando a maioria das colónias portuguesas tiveram o seu brasão de armas reformulado. Este brasão mostra um dragão laranja claro, semelhante ao padrão encontrado nas bandeiras da China imperial.

O último brasão de armas colonial de Macau, usado de 1935 até 1999, era usado em notas, moedas, selos e documentos oficiais de Macau e aparece também na fachada do Banco Nacional Ultramarino em Lisboa. Este brasão também está representado na bandeira do Governo de Macau (que não é a bandeira oficial da colónia portuguesa de Macau) e na bandeira proposta em 1967 (mas nunca adotada) para a província ultramarina portuguesa de Macau. Este brasão foi criado em 1935, quando Portugal decidiu criar para cada colónia portuguesa um novo brasão próprio. Ele apresenta à esquerda cinco escudetes de cor azul, postos em cruz e carregados cada um com cinco besantes de prata em aspa; à direita, de azul, um dragão chinês pintado de ouro e com língua vermelha, armado com um dos escudetes representados à direita do brasão; em ponta, de prata, cinco ondas de cor verde.

Em baixo das armas, encontra-se um listel branco com a expressão: "GOVERNO DE MACAU".

Brasão de armas simplificado, de 1976 até 20 de dezembro de 1999.

Apenas houve pequenas modificações no listel branco: antes de 1951, estava escrito a expressão "COLÓNIA PORTUGUESA DE MACAU"; antes de 1975, a expressão "PROVÍN. PORTUGUESA DE MACAU"; e até 1999, a expressão "GOVERNO DE MACAU".

Brasão de armas de Macau portuguesa, de 8 de maio de 1935 a 11 de junho de 1951.

Brasão de armas de Macau portuguesa, de 11 de junho de 1951 até 1976.

BANDEIRA

Esta bandeira representa a Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) desde 1999, ano da transferência da soberania de Macau à República Popular da China (antes de 1999, Macau estava sob administração de Portugal).
DESCRIÇÃO

Esta bandeira regional é verde, tendo ao centro uma flor de lótus branca de três pétalas. Por cima da flor estão cinco estrelas e por baixo, a ponte e água do mar.

  • As cinco estrelas simbolizam a unificação de Macau à China, sendo Macau parte inalienável da República Popular da China.
  • A flor de lótus, flor preferida dos residentes de Macau, está prestes a desabrochar sob a luz das cinco estrelas, que representam a China, traduzindo a prosperidade e o desenvolvimento de Macau.
  • As suas três pétalas representam a Península de Macau e as ilhas de Taipa e Coloane que constituem Macau.
  • A ponte e a água do mar refletem a especificidade do ambiente natural de Macau.


Formatação: Helio Rubiales
Fonte:pt.wikiopedia.org

LOCALIZAÇÃO
Localização de Macau


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS