A Transnístria (também Transdnístria, Transdniestre ouTransdniéstria, etim. "além do rio Dniestre"), é uma região no Leste Europeu que pertence oficialmente à Moldávia, embora tenha unilateralmente declarado sua independência em 1990 com a ajuda de contingentes russos,ucranianos e cossacos.
A região mantém-se, de facto, independente com o auxílio de forças russas. O Conselho da Europa considera a questão da Transnístria um conflito congelado.
O país é chamado pelos nativos de República Moldávia da Pridnestróvia (Pridnestrovskaia Moldavskaia Respublica) que não aceitam o termo Transnístria, por considerá-lo romeno.
A capital da região é Tiraspol
O brasão de armas da Transnístria é uma versão remodelada do antigo brasão da RSS da Moldávia, substituído pela internacionalmente reconhecido governo moldavo após a queda daUnião Soviética em 1991.
Mais conhecida como Transnístria, o seu acrónimo original da época soviética era:Pridnestróvskaia Moldávskaia Respública (moldavo: Република Молдовеняскэ Нистрянэ, russo: Придністровська Молдавська Республіка, ucraniano: Придністровська Молдавська Республіка, ПМР) de acordo com a Constituição da Transnístria. Esta é a abreviação PMR em moldavo, e surge ПМР à direita e à esquerda, pois as iniciais são as mesmas em russo e ucraniano.
A Bandeira da Transnístria é um dos símbolos oficiais da Transnístria, que é uma região autônoma da Moldávia. A bandeira consiste em uma versão do antigo pavilhão da República Socialista Soviética da Moldávia. A forma atual foi adotada pela Lei 2000 sobre símbolos do Estado.
A lei da Transnístria permite o uso de uma versão simplificada da bandeira para ações não-governamentais (por exemplo, pessoais e comerciais), sem a foice e o martelo e a estrela vermelha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário