Stato della Città del Vaticano (italiano)
Estado da Cidade do Vaticano
O Brasão de Armas da Santa Sé é blazoned gules, duas chaves no saltire e/ou argent, entrelaçado anéis gules ou sob uma tiara argent, ou coroado. Assim, é simplesmente o emblema do Papado exibido num campo vermelho. É aqui representado com um cordão de ouro, em vez dos habituais cordões vermelhos, de modo a contrastar com o vermelho do escudo.
O brasão de armas do Estado da Cidade do Vaticano difere apenas a posição das duas chaves, que são cruzadas.
SIMBOLISMO
- As chaves de ouro e prata cruzadas simbolizam as chaves do reino dos céus prometido para São Pedro, com autoridade para vincular (Mateus 16:18-19).
- A trípla coroa (a tiara) representa "os três poderes do Sumo Pontífice: Sagradas Ordens, Jurisdição e Magistério", em outras palavras: as funções de "supremo sacerdote", "supremo pastor" e "supremo professor".
- A cruz de ouro que encima a tripla coroa simboliza a crucificação de Jesus.
A bandeira do Vaticano consiste de duas bandas verticais em amarelo (à tralha) e branco, com as chaves cruzadas de São Pedro e a mitra papal centradas na banda branca.
Em heráldica, amarelo e branco representam em geral dois metais, ouro e prata, que não são colocados lado a lado. Esta é uma exceção especial, porque as cores também representam as chaves de São Pedro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário