Sereníssima República de San Marino
Descrição
- No escudo azul há três montanhas verdes com três torres de prata, que são decoradas com uma vane meteorológica com uma pena de avestruz de prata. As torres simbolizam as três cidadelas de São Marinho (La Guaita, Cesta e La Montale), enquanto as colinas representam as três cimeiras do Monte Titano.
- O lema "LIBERTAS" (em latim, liberdade). Possivelmente se refere à tomada das vítimas de perseguição política nos anos anteriores de São Marinho, e para a manutenção da independência surpreendente no meio de muitos estados maiores. O lema também poderia ter evoluído a partir das alegadas últimas palavras do fundador Marinu: "Relinquo vos liberos ab utroque homine" (em latim, "Deixo-lhe livre de ambos os homens"). [1]
- Um ramo de carvalho e outro de loureiro, que rodeia o brasão de armas, são símbolos para a estabilidade da república e a defesa da liberdade.
- A coroa, que serve como símbolo da soberania.
A bandeira de guerra e de estado de São Marinho é uma bicolor horizontal de branco em cima e azul claro em baixo, com o brasão de armas nacional sobreposto ao centro. O brasão é composto por um escudo coroado em que consta três torres em três cumes, e flaqueado por uma grinalda. No fundo do escudo lê-se num listel - LIBERTAS (Liberdade).
Na bandeira civil não figura o brasão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário