BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

terça-feira, 28 de junho de 2011

BRASÃO DE ARMAS DO PRÍNCIPE DE ASTÚRIAS

Ficheiro:Coat of Arms of the Prince of Asturias.svg

Brasão atual

O Brasão de armas do Príncipe de Astúrias está descrito de acordo com o Real Decreto 284/2001, de 16 de Março, que institui o brasão e o estandarte.

É composto por seis brasões:

  • O primeiro quarto, de Castela: uma torre de três torreões a dourado, aclarado a azul, com contorno negro;
  • O segundo quarto, de Leão: de fundo cor de prata, com um leão (por vezes a púrpura) de coroadourada, linguado e unhado;
  • O terceiro quarto, de Aragão: a dourado, com quatro listas vermelhas;
  • O quarto quarto, de Navarra: fundo vermelho, com correntes interligadas a dourado dispostas em cruz, a partir do centro, onde consta uma esmeralda;
  • Na base, de Granada: de fundo de prata, uma romã, com duas folhas a verde.
  • Sobre tudo e ao centro, um escudo pequeno de azul com três flores de lis de ouro, bordadas degules, representando os Bourbon.

No topo, uma coroa fechada, que é um círculo em ouro, cravado de pedras preciosas, e é forrada a vermelho. Diferenciado, um lambel de azul de três pés, na parte superior do escudo. Todo o brasão é rodeado pelo Colar do Tosão de Ouro.

HISTÓRIA DOS BRASÕES
O brasão do príncipe herdeiro na heráldica castelhana não sofreu alterações até ao estabelecimento da Casa de Áustria quando se introduziu um lambel de azur (azul) ou de prata (branco) para se diferenciar das armas reais.

1388-1516
1527-1580 / 1668-1700
1580-1668

1700-1761
1761-1868 / 1875-1931

Formatação: Helio Rubiales
Fonte:pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS