BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

terça-feira, 28 de junho de 2011

BRASÃO DE ARMAS DO REI DA ESPANHA

Ficheiro:Coat of Arms of Spanish Monarch.svg

O Brasão de armas do Rei de Espanha está descrito na Regra número 1 do Título II do Real Decreto 1511/1977, de 21 de Janeiro, que aprova o Regulamento de Bandeiras e Estandartes, Insígnias e Distintivos.

É composto por seis brasões:

  • O primeiro quarto, de Castela: uma torre de três torreões a dourado, aclarado a azul, com contorno negro;
  • O segundo quarto, de Leão: de fundo cor de prata, com um leão (por vezes a púrpura) decoroa dourada, linguado e unhado;
  • O terceiro quarto, de Aragão: a dourado, com quatro listas vermelhas;
  • O quarto quarto, de Navarra: fundo vermelho, com correntes interligadas a dourado dispostas em cruz, a partir do centro, onde consta uma esmeralda;
  • Na base, de Granada: de fundo de prata, uma romã, com duas folhas a verde.
  • Sobre tudo e ao centro, um escudo pequeno de azul com três flores de lis de ouro, bordadas de gules, representando os Bourbon.

Por detrás, leva a Cruz vermelha de Borgonha, símbolo dos seus antepasados Borgonheses e Áustriacos. Ao fundo do brasão, à direita, um yugo de gules na sua posição natural com as cintas do mesmo, e à esquerda, cinco flechas de gules, com as pontas para baixo e cintas do mesmo, símbolo dos Reis Católicos.

É rodeado pelo Colar da Ordem do Tosão de Ouro, encimado por uma coroa a ouro e com pedras preciosas, com oito flores, sendo cinco vísiveis, e oito pérolas intercaladas, fechadas com oito diademas guarnecidos de pérolas e rematadas com uma cruz sobre uma esfera, que é a Coroa Real de Espanha.

ARMAS REAIS GRANDES DE ESPANHA

Ficheiro:Armas completas de la Monarquia.jpg


GALERIA HISTÓRICA DA EVOLUÇÃO
Brasão dos Reis Católicos (1475-1492)
Brasão dos Reis Católicos (1492-1506)
Brasão de Joana I (1504-1506 1519)
Brasão de Felipe I
(Rei de Castela com Joana I)
(1504-1506)
Brasão de Carlos I
(1519-1556)
1580-1668 1700
1700-1761
1761-1868, 1875-1931
Brasão de José Bonaparte(1808-1813)
Brasão de Amadeu I(1870-1873)
Brasão de Afonso XIII(1931)


Formatação: Helio Rubiales
Fonte:pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS