Galicia, Galiza
A Galiza (em galego, Galiza ou Galicia, em castelhano Galicia, é uma nação constituída em comunidade autónoma espanhola situada no noroeste da Península Ibérica. Tem o estatuto de nacionalidade histórica.
É formada pelas províncias da Corunha,Lugo, Ourense e Pontevedra. Geograficamente, limita-se ao norte com o mar Cantábrico, ao sul com Portugal (Minho e Trás-os-montes), a oeste com o oceano Atlântico e a leste com o Principado das Astúrias e Castela e Leão (províncias de Zamora e Leão).
O brasão de armas da Galiza inclui, limitado num campo de azure, um cálice de ouro com uma hóstia de prata, acompanhada por sete cruzes, três em cada lado e uma ao centro do escudo.
A coroa gules, é limitada num anel dourado cravejado de pedras preciosas e feita de oito folhas de acanthus, cinco das quais visíveis. Cada folha é constituída de pérolas, a partir das quais, cinco tiaras partem para convergir num globo azure, com o semi-meridiano e o equador em ouro, encimado por uma cruz dourada.
A Lei do 29 de maio 1984 da Junta da Galiza (Governo da Galiza) fixou as proporções exatas da bandeira nacional civil em três módulos de longo por dois de
largo, com uma banda azul celeste em proporção três módulos de longo/6 ou o equivalente em 0.5. A bandeira nacional civil é a bandeira galega que pode ser utilizada por todos os galegos.O Santo Graal ou cálice do sangue de Cristo, foi a bandeira e escudo de armas do Reino da Galiza desde o século XIII. A representação moderna e oficial do escudo galego foi fixada no ano de 1972 pela Real Academia Galega (RAG). A RAG propôs à Junta de conservar a memória da bandeira galega antiga dentro da bandeira galega moderna. O resultado foi a superposição das armas ou escudo galego sobre a bandeira nacional civil, formando o que em Vexilologia se chama "Bandeira de Estado". A bandeira "de estado", "institucional" ou "oficial" galega é a que deve figurar nos atos oficiais do governo e instituições galegas.
"A bandeira de Galiza deverá levar carregado o escudo oficial quando ondeie nos edifícios públicos e nos atos oficiais da Comunidade Autônoma", Lei 5/1984 de Símbolos de Galicia, Articulo 2.2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário