BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

terça-feira, 22 de março de 2011

BRASIL HOLANDÊS ' Brasão de Armas

Ficheiro:Brasil Holandês.PNG

Nova Holanda (em neerlandês: Nieuw - Holland), conhecida como Brasil Holandês, foi uma colônia neerlandesa que ocupou grande parte da região Nordeste do Brasil, de 1630 a 1654. O território ocupado pela colônia foi conquistado aos portugueses e abrangeu sete das dezenove capitanias do Brasil à época.

A colônia alcançou o seu apogeu durante o Governo de Maurício de Nassau, um período de grande prosperidade cultural, econômica e de liberdade religiosa. A antiga colônia compreendia partes dos atuais estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba,Pernambuco e Alagoas, sendo as principais cidades a Mauritsstad (Recife),Frederikstadt (João Pessoa) e Nieuw-Amsterdam (Natal).

DESCRIÇÃO DO BRASÃO

Para caracterizar o domínio Holandês foi criado o brasão com um escudo oval e esquartelado, dividido em quatro partes representando as principais colônias da região nordeste do Brasil. Na parte superior do escudo, à dextra num fundo prata, uma donzela com uma cana-de-açúcar na mão direita, olhando sua imagem refletida em um espelho seguro por sua mão esquerda, simbolizando a verdade; representa o território de Pernambuco. Do lado oposto, à sinistra, também num fundo prata, de prata, três cachos de uvas, representando o território de Itamaracá. Na parte inferior do escudo, à destra, num fundo azul, seis torrões de pão-de-açúcar dourados, em alusão à produção de açúcar, principal atividade econômica da região à época, o território da Paraíba. Do lado oposto, a sinistra, num fundo dourado, uma ema, ave caraterística da região, tendo a seus pés três ondas em azul, branco e azul, representando o Rio Grande do Norte. No centro, um escudo com uma caravela com bandeiras holandesas representando o domínio. Como suporte, ladeando o escudo, ramos de plantas cítricas intercaladas na parte central por listel com as cores da Holanda.. Encimando o conjunto uma coroa real.

Texto: Helio Rubiales


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS