BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

terça-feira, 22 de março de 2011

ROMÊNIA ' Brasão de Armas e Bandeira

România
Roménia / Romênia
EUROPA CENTRO-ORIENTAL


Romênia (em romeno: România) é um país da Europa Oriental limitado a norte e a leste pela Ucrânia, a leste pela República da Moldávia e pelo mar Negro, a sul pela Bulgária e a oeste pela Sérvia e pela Hungria. A sua capital, e também maior metrópole, é a cidade de Bucareste.

Ficheiro:Coat of arms of Romania.svg

O Brasão de armas da Romênia foi aprovado no Parlamento romeno em 10 de Setembro de 1992, como um brasão de armas representante para a Roménia. Baseia-se no Brasão de Armas do Reino da Roménia(utilizado entre 1922 e 1947).

Como um elemento central que mostra uma águia dourada segurando uma cruz no seu bico e um cetro e uma espada nas suas garras. Além disso, é constituído de três cores: vermelho, amarelo e azul, que representam as cores da Bandeira Nacional.


BANDEIRA

A bandeira nacional da Roménia é uma tricolor de três listas verticais iguais de azultralha), amarelo e vermelho. Estas cores se originam dos estandartes e do escudo do Príncipe Miguel, o Bravo, grande herói nacional que viveu durante o século XVI e conseguiu unificar o Principado da Valáquia, da Transilvânia e da Moldávia sob seu domínio por 6 meses.

As cores voltaram a ser usadas durante o levante da Valáquia em 1821 com o seguinte significado: Azul: Liberdade,Amarelo: Justiça e Vermelho: Fraternidade.

Mas a sua disposição actual foi adoptada oficialmente apenas em 27 de Dezembro de 1989. A bandeira anterior, do estado comunista (1947-1989) continha o brasão de armas de então no centro da lista amarela. Durante a revolução de 1989 podiam ver-se muitas bandeiras com o emblema recortado, e o governo que se seguiu decidiu não adicionar um brasão à bandeira, tal como acontecia no pavilhão civil durante o Reino da Roménia (1881-1947).

A bandeira é muito semelhante à bandeira da Moldávia, um vizinho que partilha muita da sua cultura e história com aRoménia. É ainda quase idêntica à bandeira do Chade (esta último com um tom de azul ligeiramente mais claro), com a qual não tem qualquer relação, bem como com a bandeira de Andorra (com a qual difere em proporções e na presença do brasão nacional ao centro)

BANDEIRAS HISTÓRICAS

Bandeira da Romênia comunista

Fonte:pt.wikipedia.org

Formatação: Helio Rubiales

Localização da

Localização da Roménia (em verde)
No continente europeu (em cinzento e verde-claro)
Na União Europeia (em verde-claro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS