BRASÃO DE ARMAS

Brasão de armas ou, simplesmente , brasão, na tradição européia medieval,é um desenho especificamente criado obedecendo as leis da heráldica com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, estado, regiões e nações. Não se sabe, com certeza, quando é que esta prática teve início.Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas.Sabe-se que tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de serem homenageados, extensivos às famílias.Com o tempo, com o era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Deste modo, somente os heróis ou a nobreza possuíam os brasões, que poderiam ser transmitidos aos descendentes.

sexta-feira, 25 de março de 2011

ESTADO DO RIO DE JANEIRO ' Brasão de Armas e Bandeira

Ficheiro:Brasao Estado RiodeJaneiro Brasil2.svg

O Brasão do Estado do Rio de Janeiro, criado a pedido do então Governador do Estado, o General Paulo Torres, conforme amplamente noticiado nos jornais da época. Foi instituído pela lei nº 5.138, de 7 de fevereiro de 1963, e posteriormente revisado, descrito e interpretado pela lei nº 5.588 de 5 de outubro de 1965. O autor da revisão foi o Dr. Alberto Rosa Fioravanti, conforme atestam os jornais da época.

DESCRIÇÃO HERÁLDICA

  • O Brasão de Armas tem a forma tradicional dos escudos adotados pelo clero, oval - simbolizando os anseios cristãos do povo fluminense - cortado. A primeira seção é azul, representando o céu e simbolizando a justiça, a verdade e a lealdade, com a silhueta da Serra dos Órgãos, destacando-se o pico Dedo de Deus; a segunda seção é verde, representando a baixada fluminense; e a terceira seção é, novamente, azul, lembrando o mar de suas praias.
  • O escudo é circundado por uma corda de ouro, simbolizando a união dos fluminenses.
  • Colocado brocante, uma águia de cor natural, com asas abertas, na atitude de alçar vôo, representando o governo forte, honesto e justo, portador de mensagem de confiança e de esperança aos mais longínquos rincões de nosso estado; assente em um escudo redondo de azul, faixado e orlado de prata, respectivamente com as inscrições: "9 de abril de 1892" que figura na faixa, lembrando a promulgação da primeira Constituição do Estado do Rio de Janeiro, e "Recte Rempublican Gerere" (gerir a coisa pública com retidão), incluída na orla, traduzindo a preocupação constante do homem público do nosso Estado; e coroado de uma estrela de 5 pontas de prata, representando a Capital.
  • Como apoios, uma haste de cana e um ramo de cafeeiro frutado, de cor natural, colocados, respectivamente, à esquerda e à direita do escudo, representando os principais produtos da terra.
  • Listel de prata com a inscrição - "ESTADO do RIO de JANEIRO", de negro.
  • O timbre e a estrela Delta, de prata, representante do Estado do Rio, na Bandeira Nacional.
BANDEIRA

A Bandeira do Estado do Rio de Janeiro foi instituída pela lei estadual nº 5.588, de 5 de outubro de 1965 para a utilização a uma cor, e com as cores oficiais, conforme disposto na citada Lei. O autor do projeto do brasão e da bandeira foi o Dr. Alberto Rosa Fioravanti, a pedido do então Governador do Estado, o General Paulo Torres.

O lema em latim Recte Rempublicam Gerere foi adicionado à bandeira do Estado do Rio de Janeiro no dia 9 de abril de 1892 pelo art. 4º da Lei Estadual nº 5.588/65. e significa Gerir a coisa pública com retidão

Versão 1 - Brasão a uma cor, para utilizações, entre outras, nos impressos oficiais (padronizados). Neste caso, as cores são substituídas pela simbologia heráldica.

Versão 2 - Brasão em cores (inclusive para utilização na Bandeira

  • Fonte:pt.wikipedia.org
  • Formatação: Helio Rubiales
  • LOCALIZAÇÃO
Localização do Rio de Janeiro no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDEIRA DO BRASIL: EVOLUÇÃO DESDE A COLÔNIA

BRASIL - BRASÕES E BANDEIRAS DOS ESTADOS

REPÚBLICAS SOVIÉTICAS-BRASÕES E BANDEIRAS