Ködörösêse tî Bêafrîka
República Centro-Africana
O brasão de armas da República Centro-Africana consiste num escudo, ladeado por duas bandeiras nacionais e com um sol subindo ao longo do escudo.
Na parte superior há um listel com os dizeres "ZO KWE ZO" (em Sango) Na parte inferior há outro listel com os dizeres "UNITÉ, DIGNITÉ, TRAVAIL", (em francês, UNIDADE, DIGNIDADE, TRABALHO), além de uma medalha.
A bandeira da República Centro-Africana, adotada em 1 de dezembro de 1958, consiste em quatro faixas horizontais de mesma altura nas cores azul, branca, verde e amarela da parte superior para a inferior. Na faixa azul superior há uma estrela amarela. As faixas são sobrepostas por outra de igual espessura, só que disposta verticalmente no centro da bandeira.
A bandeira foi desenhada por Barthélemy Boganda, o primeiro presidente do território autônomo de Oubangui-Chari, que acreditava que a França e a África "deveriam caminhar juntos".
SIMBOLOGIA
As cores da bandeira são a combinação das cores da bandeira da França (azul, branco e vermelho) e das cores Pan Africanas, baseadas nas cores da bandeira da Etiópia (vermelho, amarelo e verde). Esta combinação simboliza o respeito e amizade entre europeus e africanos.
A estrela simboliza a independência.
Localização
Nenhum comentário:
Postar um comentário