Ribaberikin Kiribati
República do Kiribati
Kiribati ou Quiribati (em gilbertês: Kiribati; AFI: [ˈkiɾibas]), também grafado Quiribáti, é um país da Micronésia e Polinésia que ocupa uma área muito vasta do Oceano Pacífico, mas que é bem pequeno em termos de área terrestre. É o primeiro país a mudar de ano, na ilha de Kiritimati.
Compreende vários arquipélagos (grupos de ilhas), sendo elas, de oeste para leste, a ilha de Banaba, as ilhas Gilbert, as ilhas Phoenix e as Espórades Equatoriais à excepção de algumas possessões estadunidenses ao norte do arquipélago. Tem fronteira marítima com as Ilhas Marshall, a noroeste, com a possessão dos Estados Unidos da América das ilhas Howland e Baker, a norte, com as três possessões dos Estados Unidos da América nas Espórades, também a norte (Kingman, Palmyra eJarvis), com o território francês da Polinésia Francesa, a sueste, com as possessõesneo-zelandesas das Ilhas Cook e de Tokelau, a sul, com Tuvalu, também a sul, e com Nauru, a oeste. Sua capital é Bairiki.
O brasão de armas do Kiribati exibe uma fragata sobre um sol nascente num fundo vermelho entre listas onduladas azuis e brancas (simbólicas do Oceano Pacífico), e os 3 grupos de listas representam as Ilhas Gilbert, Phoenix e as Espórades Equatoriais. Os 17 raios de sol representam as 16 Ilhas Gilbert mais Banaba (antiga Ilha Oceânica). No listel sob o escudo está o lema em i-Kiribati Te Mauri Te Raoi Ao Te Tabomoa (Saúde, Paz e Prosperidade).
O brasão foi proposto em 1 de Maio de 1937 ás então ilhas Britânicas Gilbert e Ellice e tornou-se oficial como brasão do Kiribati em 1979 juntamente com o lema.
O mesmo motivo figura na bandeira do Kiribati.
Nenhum comentário:
Postar um comentário